Depois de 70 semanas, o Grêmio está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (16), o time gaúcho faz a sua primeira partida na edição de 2023. No Alfredo Jaconi, às 18h30min, o adversário será o Santos.
Nas últimas cinco estreias na competição, o Tricolor teve três vitórias e duas derrotas. Apenas em 2021 o técnico não era Renato Portaluppi.
Relembre as últimas cinco estreias do Grêmio no Brasileirão
Na Arena, Ramiro marcou duas vezes e o Grêmio conquistou a primeira vitória. No ano do título da Libertadores, o time de Renato terminou o Brasileirão no quarto lugar, com 62 pontos.
No Mineirão, o estreante André marcou o único gol da partida e o Tricolor largou com vitória na competição. A equipe terminou o Brasileirão novamente na quarta colocação, mas com 66 pontos.
O Santos de Jorge Sampaoli fez logo dois gols, com Eduardo Sasha e Felipe Jonatan, e controlou a partida na Arena. O gol de desconto foi de Everton Cebolinha, no final do jogo. A equipe gaúcha terminou o Brasileirão em quarto lugar, com 65 pontos.
Artilheiro do Grêmio naquela temporada, Diego Souza marcou o único gol da partida, na Arena. Com 59 pontos, o time terminou a competição na sexta colocação.
No ano do rebaixamento, a estreia foi com derrota e sob comando do auxiliar Evandro Fornari, já que Tiago Nunes havia testado positivo para covid-19. No Castelão, Cléber e Rick abriram o placar para a equipe mandante. Vanderson e Ricardinho empataram, mas Jorginho fez o terceiro dos cearenses, já nos acréscimos. O Grêmio terminou o Brasileirão na 17ª colocação, com 43 pontos.