O Grêmio voltará à Série A do Brasileiro neste domingo (16). A partida contra o Santos, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, marcará o retorno do Tricolor à elite exatos 493 dias após a queda ocorrida na noite de 9 de dezembro de 2021.
Nestas 70 semanas, o clube disputou 74 jogos, ganhou dois campeonatos gaúchos, duas Recopas gaúchas, foi vice da Série B e amargou uma vexatória eliminação na primeira fase da Copa do Brasil de 2022, para o Mirassol.
Do grupo que foi rebaixado, 11 jogadores permanecem na Arena. Os goleiros Brenno e Gabriel Grando, os zagueiros Pedro Geromel e Kannemann, o lateral Diogo Barbosa, os volantes Lucas Silva, Darlan e Villasanti e os atacantes Diego Souza, Ferreira e Jhonata Robert. Todos, exceto Darlan jogaram a segunda divisão, assim como o goleiro Adriel, os zagueiros Bruno Alves e Natã e os meias Bitello e Gabriel Silva, que seguem no elenco.
O momento é outro e, diferentemente do que ocorreu com os times comandados por Vagner Mancini, Roger Machado e até mesmo Renato Portaluppi, em seu retorno na reta final da Série B. A confiança voltou à Arena com a chegada do novo ano e especialmente de Luis Suárez. Com o uruguaio em Porto Alegre, o ambiente gremista se transformou. Os resultados em campo apareceram e o clube está prestes a chegar a marca de 100 mil sócios.
— (Campeonato) Brasileiro. Não que a gente vai se descuidar da Copa do Brasil, vamos reforçar para disputar bem, mas se tivesse que escolher um seria o Brasileirão, porque não tenho como treinador. Vamos continuar trabalhando para representar o clube bem nas duas competições, o torcedor pode ficar tranquilo — disse Renato, após conquistar o Gauchão e projetar a sequência da temporada.
Confira os números do Grêmio no período fora da Série A:
74 jogos
42 vitórias
20 empates
12 derrotas
119 gols marcados
51 gols sofridos
Campeão Gaúcho 2022/23
Campeão da Recopa Gaúcha 2022/23
Vice-Campeão da Série B 2022
Eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil 2022