Nasceu em Ilhéus, no sul da Bahia, em 14 de janeiro de 2001, o responsável por trazer segurança à meta do Grêmio em 2023. O jovem goleiro Adriel, 22 anos, dispensa a comparação com o conterrâneo Dida, multicampeão por Cruzeiro, Corinthians, Milan e Seleção Brasileira, e com passagem pela dupla Gre-Nal, mas garante querer fazer história como ele.
Porém, a caminhada de Adriel no futebol só foi possível porque ele fugiu de casa para fazer testes para as categorias de base do Náutico. Agora, o goleiro aproveita os holofotes e a titularidade na Arena. Titularidade, essa, que veio neste ano, depois de um apelo para que o técnico Renato Portaluppi lhe desse chances no final da temporada passada.
Ainda que a primeira oportunidade entre os profissionais tenha sido em junho de 2021, ainda sob o comando de Tiago Nunes, no título da Recopa Gaúcha, conquistada com uma goleada por 3 a 0 contra o Santa Cruz, ele não teve continuidade. Voltou para o grupo de transição e, no ano passado, ganhou espaço no time principal, mas sem atuar. Até que, antes do jogo contra o Tombense, em Muriaé, pela penúltima rodada da Série B, fez um pedido a Renato, já que o acesso à Primeira Divisão já havia sido conquistado.
— Cheguei nele e disse: "Gênio, me dá esse jogo aí, jogo sem peso. Me dá essa oportunidade, estou treinando bem, você sabe". Ele me pediu calma. No último treino, ele disse: "Te joguei lá na Arena (para enfrentar o Brusque, na última rodada), vê se não faz m**** lá". Teve o jogo e ele me elogiou: "Foi bem demais" — contou Adriel, em entrevista ao programa Paredão do Guerrinha, que vai ao ar na Rádio Gaúcha no sábado, dia 29 de abril.
Na Arena, diante dos torcedores, ele apresentou o seu cartão de visitas. Desde então, foi questão de tempo para a torcida pedir e ele receber mais chances como titular.
Neste ano, depois de Brenno iniciar a temporada como titular e Gabriel Grando receber apenas uma oportunidade, Adriel assumiu de vez a posição no jogo contra o Avenida, pela sétima rodada da fase classificatória do Gauchão. O jovem goleiro foi bem e não saiu mais do time. Não à toa, foi peça importante na conquista do título gaúcho, principalmente no clássico Gre-Nal e, depois, na decisão por pênalti contra o Ypiranga, pela semifinal.
— Aquele jogo quero jogar a minha vida toda. É outra preparação. O sono é outro. O treino é outro. A emoção também é outra — afirmou sobre a vitória sobre o Inter, e complementou sobre a partida que valeu classificação para a final do Gauchão, ao derrotar o Ypiranga nos pênaltis: — Na hora que deu 2 a 1 eu disse: "Agora é comigo. É hora de aparecer".
Para o Brasileirão, taça que ele sonha em erguer, o jovem goleiro considera o time gremista pronto. O entrosamento com os zagueiros Bruno Alves e Kannemann também é ressaltado por ele. Até mesmo por isso, na avaliação dele, a equipe tem a melhor defesa da temporada até o momento entre os times da Série A.
Outro diferencial de Adriel é a qualidade com os pés. Ele garante, porém, que este é apenas um recurso a mais, mas sabe que o mais importante é evitar os gols adversários.
— Quando tive a oportunidade, demonstrei também a segurança com os pés. Sem querer abusar da habilidade que tenho, sempre com responsabilidade, ajudando na construção, a manter a posse de bola, ter um pouco mais de calma — disse o titular da meta gremista.
Confira outras respostas de Adriel no Paredão do Guerrinha:
FUGA DE CASA
"Meus pais não acreditavam no futuro no esporte. Teve um tempo que, por algumas dificuldades, me dediquei a mais mesmo não tendo o apoio. A partir dos 14 anos eu tentei realmente. Eu fugi de casa com 15 anos para fazer um teste no Náutico. Com 14, eu fui escondido com o meu tio numa escolinha, o Atlético-MG queria que eu fosse (para Belo Horizonte). Minha mãe não deixou. Então eu falei que iria estudar".
SONHA EM REPETIR GROHE
"Primeiro, quero ser campeão aqui. Quero deixar o meu legado aqui. Quero estar na prateleira do (Marcelo) Grohe, campeão da Libertadores".
OS MAIS ENGRAÇADOS NO VESTIÁRIO
"O Bitello é muito engraçado. Jogamos juntos na base, mas o mais engraçado é o Reinaldo. O bom dia dele já é engraçado. Muito gente boa".
O SONHO EUROPEU
"É um dos meus sonhos jogar uma Champions, uma Premier League. Eu gosto mais do Campeonato Inglês. Assisto a todos. O time que mais me fascina é o Manchester City".
RENOVAÇÃO DE CONTRATO
"Vamos ver (risos)".