Na última viagem pela Série B de 2022, o Grêmio empatou em 2 a 2 com o Tombense. Na noite desta sexta-feira (28), a escalação de uma equipe alternativa por Renato Portaluppi manteve o roteiro da equipe na competição como visitante.
Apesar de construir uma vantagem de dois gols, o time cedeu o empate na segunda etapa. O resultado deixa o Tricolor com 62 pontos, em segundo lugar, e com três de vantagem em relação ao Bahia, terceiro colocado.
Como esperado, Renato promoveu uma série de alterações. Gabriel Grando foi o goleiro, com Leonardo Gomes, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa na linha de defensores. Bitello foi preservado e Thiago Santos formou a dupla de volantes com Villasanti. Émerson, Lucas Leiva e Gabriel Silva formaram a linha de meias para abastecer Elkeson.
O temporal que tomou conta de Muriaé atrapalhou o início da partida. Logo aos seis minutos, Elkeson recebeu a bola na área e foi derrubado. Pênalti assinalado. O centroavante fez a cobrança no lado direito, sem chances para o goleiro Felipe Garcia.
Aos 14, mais um pênalti para o Grêmio. Zé Ricardo pisou no pé do centroavante gremista, mas o árbitro Paulo Roberto Alves deixou o jogo seguir. O VAR solicitou que o juiz fizesse a revisão do lance, e a falta foi marcada. Gabriel Silva foi para a cobrança e fez o seu primeiro gol na Série B.
Na briga para escapar do rebaixamento, o Tombense ameaçou o gol de Gabriel Grando pela primeira vez em chute de Renatinho. Aos 22 minutos de jogo, o atacante recebeu no lado esquerdo e arriscou o chute. O goleiro gremista espalmou para escanteio.
Grêmio manteve a rotina de jogar pouco
CONFIRA NA COLUNA
A pressão aumentou o ímpeto ofensivo dos donos da casa. Em troca de passes na entrada da área do Grêmio, Everton deu toque de calcanhar e encontrou Diego Ferreira completamente livre. Mas o lateral-direito se atrapalhou entre decidir por chutar e cruzar e perdeu a chance. A mesma indecisão não aconteceu com Jean Lucas. Aos 29, o camisa 10 do Tombense pegou na entrada da área e soltou um lindo chute. Gabriel Grando se atirou, mas não teve como defender a finalização: 2 a 1.
A combinação da chuva forte e gramado longe das melhores condições deixou a partida sem muita velocidade. O Tombense buscava o gol de empate e o Grêmio esbarrava na falta de entrosamento da equipe para encaixar o contra-ataque. Em avanço pelo centro do campo, Leonardo Gomes arriscou um chute da intermediária e quase surpreendeu Felipe Garcia.
Elkeson sentiu uma lesão muscular na coxa direita e pediu para deixar a partida. Sem outras opções de ataque no banco, Renato colocou Rodrigo Ferreira. O lateral foi improvisado como ponta pela direita e Émerson virou centroavante.
— É um gol importante. O time está jogando solto. É um jogo para aproveitarmos a oportunidade.
O retorno para o segundo tempo não alterou o ritmo da partida. O Grêmio tirava a velocidade do jogo ao trocar passes sem ambição no meio de campo. Sem qualidade, o Tombense esbarrava nas próprias limitações técnicas.
Na busca pelo empate, Roger Carvalho perdeu um gol inacreditável. Após levantamento de bola na área do Grêmio, Gabriel Grando saiu errado do gol e a bola sobrou livre para o zagueiro do Tombense dentro da pequena área. Mas na tentativa de conseguir o empate, o defender errou o cabeceio e a bola saiu pela linha de fundo.
A pressão do Tombense deu resultado. Aos 31 minutos, após falha geral da defesa do Grêmio, Renatinho ficou livre no lado direito e bateu de primeira na saída de Grando para igualar o placar. O lance foi analisado pelo VAR, mas o empate foi confirmado pela arbitragem.
O resultado pouco interfere na situação do Grêmio na tabela. O time segue em segundo lugar, e fará a despedida da Série B na próxima quinta-feira (3/11), na Arena. Bastará apenas empatar em casa contra o Brusque para garantir o vice-campeonato da competição.
SÉRIE B — 37ª RODADA — 28/10/2022
TOMBENSE (2)
Felipe Garcia; Diego Ferreira (Joseph, INT), Ednei, Roger e Manoel; Zé Ricardo, Guilherme Rend (Igor Henrique'/2ºT), Renatinho, Jean Lucas (Rodrigo, 37'/2ºT); Everton (Matheus Frizzo, 37'/2ºT) e Ciel (Keké, 15'/2ºT)
Técnico: Bruno Piveti
GRÊMIO (2)
Gabriel Grando; Leonardo, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa (Nicolas, 34'/2ºT); Thiago Santos, Villasanti (Lucas Silva, 22'/2ºT), Émerson (Janderson, 34'/2ºT), Lucas Leiva (Bitello, 22'/2ºT) e Gabriel Silva; Elkeson (Rodrigo Ferreira, 47'/1ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Elkeson (G), aos sete, Gabriel Silva (G), aos 16 e Jean Lucas (T) aos 29 minutos do 1º tempo. Renatinho (T) aos 31 minutos do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Guilherme Rend (T), Diego Ferreira (T) e Joseph (T) ; Gabriel Silva (G), Bruno Alves (G), Lucas Leiva (G)
ARBITRAGEM: Paulo Roberto Alves Junior (PR), Rafael Trombeta (PR) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE) VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
PÚBLICO: não divulgado
RENDA: não divulgado
LOCAL: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé
PRÓXIMO JOGO
SÉRIE B – 38ª RODADA
3/11/2022 — 20H
GRÊMIO X BRUSQUE