Está encerrado o período de observações no elenco do Grêmio. Com o fim da fase classificatória do Gauchão, o time titular ganhará sequência a partir de agora. Para alguns atletas, a última chance de mostrar serviço ao técnico Renato Portaluppi e ganhar mais espaço no elenco se deu no último sábado (11), contra o Ypiranga, em Erechim.
A maior prova esteve na dupla de volantes usada no Colosso da Lagoa: Darlan e Lucas Silva. Os dois foram para o fim da fila a partir da chegada de reforços, como Pepê e Carballo, além da disputa com concorrentes antigos (Villasanti e Thiago Santos). Ainda assim, publicamente, o clube defende a utilidade de ambos.
— São jogadores que pertencem ao Grêmio e, que eu saiba, vão permanecer. São jogadores úteis para o grupo e que vão ser utilizados pelo Renato. Vamos ajustar um pouco mais o posicionamento. São dois jogadores com característica parecida, são dois médio-volantes. Então, são jogadores úteis no nosso elenco e, pelo que eu saiba, vão permanecer — disse o auxiliar Alexandre Mendes, que comandou a equipe reserva no fim de semana.
O caso mais emblemático é o de Darlan que, com a queda do clube para a Série B, foi emprestado a Juventude e Chapecoense no ano passado. O clube catarinense tentou a manutenção do jogador, que tem contrato em vigor com o Grêmio até 2024. Entretanto, seu retorno à Arena foi um pedido de Renato.
Já Lucas Silva foi especulado pelo Santos. Na busca por um volante, o clube paulista prioriza a contratação de Jean Lucas, do Monaco, mas trata como um "plano B" o atleta que está vinculado ao Tricolor até dezembro deste ano. Contudo, o estafe do jogador não confirma a existência de uma proposta oficial.
Apesar de seguirem nos planos da comissão técnica, ambos estão entre os menos utilizados do elenco profissional gremista em 2023. Darlan recém disputou sua primeira partida no ano, ficando à frente apenas do lateral-esquerdo Cuiabano, que só jogou o primeiro tempo do empate por 0 a 0 com o São Luiz, em Ijuí. Lucas Silca, por sua vez, foi usado em apenas três rodadas do Gauchão, contabilizando 180 minutos no total.
Os jogadores do elenco profissional do Grêmio que menos atuaram em 2023:*
- Cuiabano: 45 minutos (um jogo como titular)
- Darlan: 88 minutos (um jogo como titular)
- Gabriel Grando: 90 minutos (um jogo como titular)
- Natã: 92 minutos (dois jogos, um como titular)
- Gustavinho: 173 minutos (oito jogos, um como titular)
- Thiago Santos: 180 minutos (oito jogos, um como titular)
- Lucas Silva: 189 minutos (três jogos, dois como titular)
- Bruno Uvini: 198 minutos (três jogos, três como titular)
* Geromel e Lucas Leiva estão entregues ao departamento médico e ainda não jogaram em 2023