Na noite que completou 200 jogos na Copa do Brasil, o Grêmio venceu o Ferroviário por 3 a 0 e confirmou a classificação para a terceira fase da competição. Após um primeiro tenso, com uma série de chances desperdiçadas, o Tricolor soube superar a atuação inspirada do goleiro Douglas Dias e construiu a vitória com gols de Bruno Alves, Luis Suárez e Ferreira. Entre os 16 melhores times no ranking da CBF, o Grêmio estará no pote 1 para o sorteio do adversário na próxima etapa da competição. A CBF reservou os dias 12 e 26 de abril como datas base para os jogos, mas ainda não comunicou quando será realizado o sorteio.
Renato escolheu a mesma base titular da equipe dos últimos jogos. A única mudança em relação ao time que começou o Gre-Nal, último jogo com força máxima, foi a entrada de Carballo ao lado de Pepê. Posicionado para pressionar o Ferroviário, o Grêmio começou a empilhar chances de gol desde os primeiros minutos.
Aos 15, Vinicius Paulista deu a chance para o Grêmio abrir o placar. O meio-campista tocou com o braço na bola. Só que Luis Suárez bateu mal a penalidade. O chute do centroavante não teve força e nem direção para superar o goleiro Douglas Dias.
O desperdício das chances começou a enervar o time no gramado e a torcida nas arquibancadas na Arena. Conhecido por sua capacidade de finalização, Suárez perdeu outras boas oportunidades. Aos 34, após cruzamento de Fábio, o centroavante pegou mal na bola e perdeu chance dentro da área.
Aos 40, o Grêmio criou outras duas chances claras. Reinaldo encontrou Cristaldo na área. O argentino se atrapalhou um pouco no domínio e chutou dividindo com o marcador. A bola bateu no travessão e o Tricolor voltou a pressionar. Bitello encontrou Suárez na área, só que Douglas Dias fez outro grande defesa e afastou a finalização.
Grêmio passa de fase na Copa do Brasil e fica mais aliviado para semifinal do Gauchão
CONFIRA NA COLUNA
A insistência do Grêmio foi recompensada nos acréscimos do primeiro tempo. Cristaldo cobrou falta lateral na área e encontrou a cabeça de Bruno Alves. O cabeceio do zagueiro venceu, finalmente, Douglas Silva e abriu o placar na Arena.
Grêmio deixa o torcedor esperançoso no hexa da Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
O Ferroviário teve a primeira chance da segunda etapa. Após bate e rebate na área do Grêmio, Adriel teve que fazer boa defesa. Kannemann chutou a bola em cima de Lincoln e quase surpreendeu o companheiro.
Depois de tantas tentativas, Luis Suárez conseguiu marcar o seu. O centroavante recebeu a bola na entrada da área, driblou o zagueiro e venceu o goleiro Douglas Dias com um chute de pé esquerdo. Grêmio 2 a 0 com 11 minutos no segundo tempo.
Pensando no jogo deste domingo contra o Ypiranga, Renato passou a fazer algumas trocas. Ferreira e Villasanti entraram nos lugares de Vina e Pepê. O camisa 10 foi o responsável por ampliar a vantagem. Após contra-ataque rápido, Ferreira aproveitou o rebote de chute de Cristaldo e completou para o gol. Thaciano, Diego Souza e Zinho foram a campo para que Fábio, Luis Suárez e Cristaldo pudessem descansar alguns minutos.
Com mais R$ 2,1 milhões na conta pela classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, o Grêmio terá seu próximo compromisso neste final de semana pelo Gauchão. A delegação do Tricolor viajará a Erechim para enfrentar o Ypiranga neste domingo, às 16h, pela partida de ida das semifinais do Estadual.
Copa do Brasil — 2ª fase — 16/03/2023
GRÊMIO
Adriel; Fábio (Thaciano, 28'/2ºT), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê (Villasanti, 19'/2ºT), Bitello, Cristaldo (Zinho, 35'/2ºT) e Vina (Ferreira, 19'/2ºT); Luis Suárez (Diego Souza, 28'/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi
FERROVIÁRIO
Douglas Dias; Rodrigo Negueba (Fabão, 28'/2ºT), Roni, Éder Lima e Mattheus Silva; Lincoln, Felipe Guedes, Vinicius Paulista (Thalisson, 28'/2ºT) e Deisinho (Kiuan, 35'/2ºT); Erick Pulga (Thiaguinho, 43'/2ºT) e Ciel.
Técnico: Paulinho Kobayashi
GOLS: Bruno Alves aos 45 minutos do 1º tempo; Luis Suárez, aos 11, e Ferreira aos 27 minutos do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Kannemann (G); Vinicius Paulista (F), Mattheus Silva (F) e Thiaguinho (F)
CARTÕES VERMELHOS: Paulinho Kobayashi (F)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (Fifa), auxiliado por Thiago Henrique Neto Corrêa Faria e Luiz Cláudio Regazone (trio carioca)
PÚBLICO: 28.076 (26.421 pagantes)
RENDA: R$ 1.201.183,00
LOCAL: Arena do Grêmio
Próximo jogo
Gauchão — Semifinal (ida)
19/3/2023 — 16h
Grêmio x Ypiranga