O Grêmio aposta na força da Arena para reverter a vantagem do Ypiranga neste sábado (25). Invicto em seu estádio desde agosto do ano passado e com uma sequência de 13 jogos de invencibilidade, o Tricolor conta com o apoio de 41 mil gremistas para empurrar um time recheado de desfalques para a final do Gauchão. A esperança é de que a parceria entre arquibancada e jogadores faça a diferença novamente a favor do Grêmio neste final de semana.
A atual temporada acostumou o torcedor a esperar por gols do Grêmio. Principalmente em jogos na Arena. Das sete partidas no estádio em 2023, o time marcou mais de duas vezes em seis oportunidades. Só a retranca do Brasil-Pel, e sua cera técnica, conseguiu segurar a produção do ataque capitaneado por Luis Suárez.
O uruguaio é um dos fatores de desequilíbrio no bom rendimento gremista no ano. O camisa 9 não marcou ou deu assistência apenas no Gre-Nal. De resto, foram sete gols e dois passes para os companheiros marcarem. Um rendimento que dá esperanças para que o centroavante seja um fator de desequilíbrio na busca pela virada.
Patrício viveu uma situação parecida pelo Grêmio em 2007, apesar de circunstâncias bem mais difíceis na época. O lateral relembra que a necessidade de bater o Caxias por 4 a 0 elevou o nível de dificuldade, ainda mais por ter jogos decisivos da Libertadores entre as partidas. Na situação atual, qualquer vitória gremista leva o jogo para os pênaltis. E um resultado por dois gols de vantagem garante classificação ao Grêmio para as finais.
— Está encaminhado. O Grêmio não perde esse jogo. Precisa respeitar o Ypiranga, que vem forte nos últimos dois anos. Precisa ter cuidado. Ter respeito e jogar como sempre jogou. O torcedor está confiante, vê o potencial do time. Com a parceria time e torcida, não tem erro — apostou Patrício.
O ex-lateral aponta que a receita para a classificação gremista é a manutenção do trabalho que é feito por Renato, sem a necessidade de surpresas ou grandes revoluções na proposta de jogo do time.
— Primeiro é cuidar a questão emocional, principalmente dos mais jovens. É um jogo importante. O favoritismo é do Grêmio, Precisa desenvolver o mesmo futebol que conseguiu em 2023. Confiança total. Acredito que passará, mesmo contra um time forte e com um grande treinador como é o Luizinho Vieira — disse.
A previsão da empresa gestora da Arena aponta que serão mais de 41 mil torcedores neste sábado. Confiante no sucesso da equipe, o designer Daniel Scaravonatto será um dos gremistas na multidão. Acostumado a acompanhar grandes feitos do Grêmio na Arena, Daniel aposta na reversão da desvantagem contra o Ypiranga e que o Tricolor também baterá o Inter na decisão do campeonato.
— Acredito que o Grêmio irá virar por conta de ter um time, que mesmo com desfalques, é mais qualificado que o adversário e por conta dos 40 mil torcedores que vão a Arena empurrar o time — projetou.
Sem revelar muito da estratégia para este sábado, Renato deixou claro uma questão inegociável para o jogo. O técnico exige que os jogadores do Grêmio tenham atitude contra o Ypiranga. Um dos pontos diagnosticados como problema na derrota do último final de semana no Colosso da Lagoa.
— Nessas horas não tem desculpa. Agora é superação. Tem que ter entrega de todos. Se está no grupo do Grêmio, têm condições de jogar e sabe como jogamos. O mais importante de tudo é a atitude dentro de campo. É uma decisão. Precisamos de atitude para buscarmos o nosso objetivo — afirmou.
Reforçado por sua torcida, o Grêmio aposta que reverterá a vantagem do Ypiranga. Um resultado que o colocará em modo de espera no domingo pelo vencedor entre Caxias e Inter. E que o vencedor do confronto seja o adversário na final pela disputa do Hexa no Gauchão.
Os números da série invicta na Arena
- 13 jogos
- 12 vitórias
- 1 empate
- 34 gols pró
- 6 gols contra
- 2/9/2022 - Grêmio 2x1 Vila Nova
- 11/9/2022 - Grêmio 2x1 Vasco
- 20/9/2022 - Grêmio 3x0 Sport
- 4/10/2022 - Grêmio 2x0 CSA
- 16/10/2022 - Grêmio 1x1 Bahia
- 3/11/2022 - Grêmio 3x0 Brusque
- 17/1/2023 - Grêmio 4x1 São Luiz
- 25/1/2023 - Grêmio 1x0 Brasil-Pel
- 4/2/2023 - Grêmio 3x0 Aimoré
- 12/2/2023 - Grêmio 2x0 Avenida
- 24/2/2023 - Grêmio 6x1 Novo Hamburgo
- 5/3/2023 - Grêmio 2x1 Inter
- 16/3/2023 - Grêmio 3x0 Ferroviário