Ainda que tenha perdido o 100% de aproveitamento na temporada com o empate com o São Luiz, no sábado (18), o Grêmio tem situação confortável para garantir o primeiro lugar na fase de classificação do Gauchão na próxima rodada, antes mesmo do clássico Gre-Nal, marcado para o dia 5 de março, na Arena. Para isso, basta vencer o Novo Hamburgo, na Arena, no próximo sábado (25). Mas há outros cenários que permitem ao Tricolor confirmar o primeiro lugar mesmo sem vitória.
Com 22 pontos, o Grêmio tem seis de vantagem para o vice-líder Inter, mas três vitórias a mais. Por isso, o Tricolor garantirá o primeiro lugar se vencer o Novo Hamburgo mesmo que o Colorado também bata o Aimoré. Nesse cenário, o Inter ainda poderia chegar à mesma pontuação do rival, mas perderia no número de vitórias — primeiro critério de desempate.
Para garantir o primeiro lugar na próxima rodada com um empate diante do Novo Hamburgo, o Grêmio precisará de combinações. Nesse cenário, além de um tropeço do Inter contra o Aimoré, o Tricolor também precisará que o Ypiranga não vença o Esportivo.
Isso porque, em caso de vitória, o Ypiranga chegaria aos 17 pontos, com duas vitórias a menos, podendo ainda chegar aos mesmos 23 que o Grêmio teria empatando com o Noia. A disputa, então, iria para o saldo de gols. No momento, o Tricolor tem 11 contra dois do clube de Erechim.
Com a vantagem atual, o Grêmio pode garantir o primeiro lugar da fase de classificação do Gauchão mesmo se perder no sábado. Para isso, o Tricolor precisará que o Inter seja derrotado pelo Aimoré e o Ypiranga no máximo empate seu jogo com o Esportivo.
Do que o Grêmio precisa para confirmar o primeiro lugar na próxima rodada:
Se vencer
- Está garantido em primeiro.
Se empatar
- Que Inter e Ypiranga não vençam.
Se perder
- Que o Inter perca e o Ypiranga no máximo empate.