Novo centroavante do Grêmio, Luis Suárez já fez parte de um dos maiores trios de ataque do futebol mundial. A afirmação pode até parecer exagerada, mas o uruguaio, ao lado de Messi e Neymar, foi multicampeão pelo Barcelona entre os anos de 2014 e 2017. O "MSN", como ficou conhecida a parceria sul-americana, marcou incríveis 364 gols, deu 173 assistências e conquistou nove títulos. Tudo isso em três temporadas.
Messi deu os primeiros dribles com a camisa do Barcelona em 2004. Desde lá, não demorou a substituir o brilho de Ronaldinho e se tornar o destaque do time espanhol. Neymar foi contratado junto ao Santos em 2013, na maior venda do futebol brasileiro até o momento. O trio MSN foi formado a partir da chegada de Suárez, que defendia o Liverpool, em 2014.
Suspenso em razão mordida em Chiellini, na Copa do Mundo Brasil, Suárez só ficou à disposição em outubro. Os primeiros jogos, no entanto, não corresponderam às expectativas. Foi uma derrota para o Real Sociedad, por 1 a 0, em janeiro de 2015, que pode ser considerado o nascimento de um trio mortal. Após o revés, o técnico Luis Enrique foi criticado por ter iniciado com Messi e Neymar no banco de reservas.
A partir disso, a formação com Messi mais pela direita, Suárez centralizado e Neymar na esquerda passou a aparecer com maior frequência, e com maior liberdade também, o suficiente para fazer história logo na primeira temporada com vitórias no Campeonato Espanhol, na Liga dos Campeões e na Copa do Rei.
O comandante Luis Enrique nunca deixou de poupar elogios ao trio MSN. Em uma das oportunidades, além de exaltar a qualidade dos atletas, aproveitou para definir Suárez de uma forma que pode alegrar a torcida gremista:
— Foi um prazer. Tentei ajudá-los (Messi, Suárez e Neymar) na medida do possível. Só posso falar muito bem do Suárez como pessoa e como jogador, embora, às vezes, seja difícil distinguí-lo. Ele só tem em mente o gol. Ele aprendeu a controlar as suas emoções — disse Luis Enrique em 2016.
Os anos posteriores não decepcionaram. Logo vieram os títulos do Mundial do Clubes, da Supercopa da Espanha, da Supercopa da Uefa, mais duas Copas do Rei e um Campeonato Espanhol. Ou seja, todos as competições que disputaram, eles levantaram ao menos uma taça.
O fim do "MSN" foi sacramentado com a saída de Neymar para o PSG em agosto de 2017. Suárez deu adeus ao Barcelona em setembro de 2020. Dias depois, acertou com o Atlético de Madrid. O último a apagar a luz, ou melhor, a encerrar a trajetória na equipe catalã, foi Messi, em agosto de 2021.
Os números do trio "MSN"
- 364 gols marcados
- 173 assistências
- Nove títulos conquistados
Os números de Messi
- 153 gols
- 66 assistências
Os números de Suárez
- 121 gols
- 59 assistências
Os números de Neymar
- 90 gols
- 48 assistências