A poucos dias da estreia na temporada, o treino de sábado (14) do Grêmio teve um trabalho coletivo, mas sem indícios de equipe titular. Na terça-feira (17), o time de Renato Portaluppi enfrenta o São Luiz, na Arena, pela decisão da Recopa Gaúcha.
Toda a atividade em grupo teve três ausências: Gabriel Grando, Bitello e João Pedro. Na academia, os dois primeiros se recuperam de pancadas nos joelhos. Eles não preocupam e devem integrar o elenco já no domingo (15). O último, recém-contratado, fez trabalhos físicos no gramado.
Após o aquecimento, os jogadores se enfrentaram em campo reduzido. Os confrontos variaram de um contra um até quatro contra quatro. Durante a atividade, Natã sentiu o tornozelo direito. O zagueiro precisou de atendimento e deixou o treino mais cedo. Até a publicação desta matéria, não foi divulgado um boletim médico.
Depois, Renato comandou coletivo com 12 jogadores de linha para cada lado. O zagueiro Kannemann ficou de fora. Pelo planejamento para a partida de terça, o objetivo foi reduzir carga de treinamentos do argentino.
Com improvisações, o confronto não indicou time titular. O volante Villasanti atuou na lateral-direita, enquanto o lateral-esquerdo Cuiabano foi zagueiro. Os goleiros alternaram e, com dois jogadores de linha a mais, o meio para frente ficou recheado.
O primeiro time teve: Villasanti, Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva, Pepê, Galdino e Isaque; Campaz, Suárez e Ferreira. A outra equipe teve: Fábio, Gustavo Martins, Cuiabano e Reinaldo; Thaciano, Carballo, Cristaldo, Gabriel Silva e Pedro Lucas; Gustavinho, Diego Souza (Darlan) e Guilherme.
Por fim, os atletas treinaram cobranças de pênaltis. Contra o São Luiz, em caso de empate no tempo regulamentar, o título da Recopa será decidido nas penalidades. O Grêmio ainda treina no domingo e na segunda-feira antes da partida de terça. Na Arena, as equipes se enfrentam a partir das 19h30min.