Reforço contratado pelo Grêmio e que desembarcou em Porto Alegre na segunda-feira (19), Felipe Carballo tem uma relação marcada por troca de elogios e amizade com Luis Suárez, a estrela uruguaia que negocia com o Tricolor. Os dois foram companheiros no Nacional no último semestre e conquistaram juntos o título uruguaio.
A chegada de Suárez ao Nacional, aliás, contribuiu para que Carballo seguisse no clube neste segundo semestre de 2022. O volante vinha sendo destaque no time e havia recebido propostas para sair. A chegada do craque foi apontada pela imprensa uruguaia como definitiva para a permanência do agora jogador do Grêmio até o final da temporada uruguaia.
Jornalista da Rádio 970 Universal, de Montevidéu, Diego Albornoz avalia que Carballo cresceu de desempenho com a chegada de Suárez no time.
— Felipe é um muito bom jogador, teve sua melhor temporada neste ano. Já vinha muito bem, manejava os tempos do Nacional. A chegado do Luis Suárez lhe ajudou a potencializar o desempenho — avaliou Albornoz.
Em 2022, Carballo atingiu os melhores números da carreira. Volante, ele anotou oito gols e deu três assistências em 44 jogos. Um desses gols veio com passe de Luis Suárez, no 3 a 0 sobre o Montevideo City Torque, em 27 de agosto.
O volante já contratado pelo Grêmio esteve na lista de 55 jogadores pré-convocados do Uruguai para a Copa do Mundo e foi alvo de elogios por parte de Luis Suárez. Em entrevista para a TV da Associação Uruguaia de Futebol, o centroavante apontou Carballo como o jogador que mais lhe impressionou no Nacional.
— Todos têm qualidade, mas o Felipe Carballo está mostrando uma capacidade técnica e uma visão de jogo que me surpreende que um jogador com este talento esteja no futebol uruguaio — apontou.
Carballo e Suárez disputaram 13 partidas juntos no Nacional. Agora, os dois podem voltar a ser companheiros na Arena em 2023.
Suárez e Carballo juntos no Nacional
Jogos
- 13 jogos
- 8 vitórias
- 3 empates
- 2 derrotas
- 1 título (Campeonato Uruguaio)