Ainda é possível que Luis Suárez vista a camisa do Grêmio em 2023. A direção gremista espera uma sinalização do jogador e de seus empresários para iniciar as negociações.
Três pontos fazem com que o clube gaúcho mantenha as esperanças de contar com o atacante da seleção uruguaia. A primeira é que a aproximação inicial se deu ainda antes da eleição de Alberto Guerra. Também pesa o fato de que as declarações de Suárez durante a Copa do Mundo repercutiram bem na Arena. Ele se disse lisonjeado em ser sondado por um clube do tamanho do Grêmio.
A terceira é a mais importante. Quando a oferta de contrato foi feita, Suárez tinha a expectativa de jogador no futebol dos Estados Unidos. Como a transferência não foi concretizada, ele segue com o futuro indefinido.
O Grêmio apresentou ao jogador uma proposta com salários e tempo de contrato. Para fechar negócio, o clube conta com um investidor. Os agentes do centroavante são os mesmos do volante Felipe Carballo, do Nacional, que está sendo contratado, o que pode facilitar uma negociação.
Suárez retornou ao Nacional em 2022. Disputou 16 partidas e marcou oito gols. Na Copa do Mundo, entrou em campo nos três jogos do Uruguai, dois deles como titular. Não marcou nenhum gol.