O Grêmio anunciou, nesta terça-feira (6), o primeiro reforço da gestão Alberto Guerra. Trata-se do volante Pepê, de 24 anos, que estava no Cuiabá. O jogador assina com o Tricolor por três temporadas e se apresentará com o grupo na próxima quinta-feira (8) para o início da pré-temporada.
O atleta nasceu no Rio de Janeiro e começou no futebol aos 10 anos, na base do Flamengo. Como profissional, Pepê estreou pelo rubro-negro em 2018. No ano seguinte, foi emprestado ao Portimonense, de Portugal, onde disputou 27 jogos, com oito gols marcados. Posteriormente, retornou ao clube carioca, até transferir-se ao Cuiabá, em 2021.
Pelo clube mato-grossense, foram 77 jogos, com cinco gols e três assistências. No último Brasileirão, Pepê fez 30 jogos e marcou um gol. Enquanto, em 2021, participou de 34 jogos, marcou três gols e deu duas assistências. O Flamengo ainda é dono de 20% dos direitos econômicos do jogador.
Além de atuar como volante, o jogador também pode cumprir a função mais ofensiva. A contratação foi um pedido do técnico Renato Portaluppi, que enxerga nele um jogador capaz de dar dinâmica ao meio de campo e versatilidade ao time.
— Pepê chegou ao Cuiabá no início de 2021 e logo assumiu a condição de titular. Foi fundamental para a permanência na Série A no ano passado. É um meio-campista de muito vigor, tem mais características de um segundo volante. Mas também poderia ser um meia de ligação. Faz muito bem o box-to-box (área a área). Teve uma queda técnica em 2022 no Cuiabá, mas seguiu como titular. Sofreu uma lesão que o tirou de alguns jogos. Sentiu bastante essa parada. Mas é um jovem com potencial para melhorar — explica Jonathas Gabetel, setorista do Cuiabá no ge.globo.
Ficha do atleta
- Nome: João Pedro Vilardi Pinto
- Posição: volante
- Nascimento: 06/01/1998
- Local: Rio de Janeiro/RJ
- Clubes: Flamengo, Portimonense-POR e Cuiabá
- Títulos: Copa Libertadores (2019), Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), Campeonato Carioca (2020 e 2021), Supercopa do Brasil (2020 e 2021), Campeonato Mato-Grossense (2022).