Bruno Uvini foi anunciado oficialmente como reforço do Grêmio. O zagueiro de 31 anos teve a contratação confirmada nesta quarta-feira (7), e será uma das novidades para o grupo do técnico Renato Portaluppi na próxima temporada. O jogador assinou contrato até dezembro de 2023, e se soma a Geromel, Natã e Bruno Alves como opções para o sistema defensivo do Tricolor.
Formado nas categorias de base do São Paulo, o zagueiro estreou como profissional em uma partida contra o Grêmio, e no Estádio Olímpico. O jogador acumulou uma série de convocações para as seleções de base, e também de títulos. Conquistou o Sul-Americano e o Mundial Sub-20 com a seleção em 2011. Teve uma convocação para a Seleção Brasileira principal, mas teve dificuldades em se afirmar no São Paulo.
Foi emprestado ao Tottenham, mas não atuou na Inglaterra. Retornou ao São Paulo e acabou negociado em definitivo para o Napoli. Retornou ao Brasil em 2014 para defender o Santos. De volta a Europa, defendeu o Twente, da Holande, em 2016. Foi negociado com o Al Nassr, da Arábia Saudita. Jogou no clube entre 2016 e 2019, antes de defender o Al Wakrah, do Catar.
Em 2020 foi companheiro de Marcelo Grohe no Al Ittihad, da Arábia. Acertou com o FC Tokyo para a temporada de 2021, mas deixou o Japão no final do ano e ficou sem clube por todo 2022.
Ficha
- Nome: Bruno Uvini Bortolança
- Posição: zagueiro
- Nascimento: 03/06/1991
- Local: Capivari-SP
- Clubes: São Paulo, Tottenham-ING, Napoli-ITA, Siena-ITA, Santos, Twente-HOL, Al Nassr-ARA, Al-Wakrah-QAT, Al Ittihad-ARA e Tokyo-JAP
- Títulos: Copa da Itália 2013/14 (Napoli) e Campeonato Saudita 2018/19 (Al Nassr)