Apesar das críticas dos torcedores, Thiago Santos deverá seguir no Grêmio em 2023. O camisa 5 tem características consideradas únicas no grupo de jogadores e é tido como importante para a temporada. Por isso, num primeiro momento, não é ideia da comissão técnica e da direção liberá-lo.
Contratado em 2021, a pedido de Renato Portaluppi, o atleta foi utilizado pelo treinador somente nas últimas rodadas da Série B. Pelo rebaixamento, foi um dos mais questionados publicamente pelas atuações.
Com o retorno de Renato à casamata, Thiago Santos retomou espaço na equipe e virou titular em duelos importantes da Segunda Divisão. Pela ausência de Lucas Leiva por recuperação de anomalia cardíaca nos próximos meses, ele é a única alternativa que executa a primeira função do meio-campo.
Considerado um típico primeiro volante, o Grêmio considera Villasanti, Bitello, Thaciano, Lucas Silva, Pepê, Darlan e Fernando Henrique mais ofensivos. Desta forma, a ideia é aproveitá-lo com frequência na formação do time.