O associado do Grêmio decidirá quem será o presidente do clube até 2025. Na noite desta segunda-feira (12), em votação realizada entre os membros do Conselho Deliberativo, Odorico Roman e Alberto Guerra ultrapassaram a cláusula de barreira de 20% dos votos e avançaram para a disputa do segundo turno da eleição.
O pleito entre os sócios ocorrerá neste sábado, 12 de novembro, na Arena e também em votação pela internet. Sócios maiores de 16 anos, com dois anos de associação ininterrupta e com mensalidades em dia estão aptos a participar da eleição.
Dos 307 votos possíveis, a chapa 2 levou a maioria. A candidatura de Alberto Guerra conseguiu 172, com Odorico Roman somando 126. Nove conselheiros votaram em branco.
De acordo com os dados do quadro social do Grêmio, cerca de 35 mil sócios estão aptos a votar neste sábado. O presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, projeta que o número de participantes irá superar os 12.904 votos registrados na eleição de setembro, que escolheu os novos integrante do Conselho Deliberativo.
— A eleição presidencial costuma ter mais votos do que a eleição de novos conselheiros. Então, acredito que deva ultrapassar a marca de 15 mil. Como a eleição está bastante polarizada, acredito que a participação seja alta — disse Bugin.
Curiosamente, os dois candidatos se intercalaram no comando do departamento de futebol nos últimos anos. Candidato da Chapa 1, Odorico Roman integrou o Conselho de Administração no início da gestão de Fábio Koff, em 2012. Sua primeira experiência no departamento de futebol ocorreu em 2016. Assumiu como diretor da pasta, com Adalberto Preis como vice de futebol, e ficou com a vaga até o final daquele ano. Em dezembro, após a conquista da Copa do Brasil, passou a ser o responsável pelo futebol. Ficou como vice de futebol até janeiro de 2018, quando precisou deixar a função para resolver problemas particulares.
Alberto Guerra, candidato da Chapa 2, passou pelo departamento de futebol do Grêmio em três oportunidades. Sua primeira experiência como diretor de futebol foi em 2010, na gestão do então presidente Duda Kroeff. Depois, foi vice de futebol de Romildo Bolzan por quatro meses em 2016. Voltou ao departamento no início de 2018, após Duda Kroeff assumir a vaga de vice de futebol como substituto de Odorico Roman, e ficou como diretor de futebol até o final de 2019.
A primeira pauta a ser tratada pelo novo presidente é a renovação de Renato Portaluppi. O técnico declarou em entrevista coletiva, na véspera da partida contra o Brusque, que esperará pelo contato do vencedor das eleições do dia 12 de novembro para tratar do planejamento para 2023.
— Meu empresário está conversando com o Guerra e o Odorico. Minha cabeça estava voltada para a vaga na Série A. Estou ouvindo as propostas e aguardo o dia 12. Converso com os dois. Me passaram algumas ideias, e o martelo será batido no dia 12 ou não. Tem muita coisa. É preciso colocaar a mão na massa. Não podem perder tempo — alertou.
O Grêmio marcou a reapresentação do grupo de jogadores para o dia 7 de dezembro. Os atletas iniciarão nesta data a pré-temporada, com a realização dos exames e primeiros treinos físicos.