Além da renovação de contrato do técnico Renato Portaluppi, uma das primeiras ações do futuro presidente do Grêmio será definir o futuro do atacante Elias. O New York Red Bulls, dos Estados Unidos, já procurou a gestão de Romildo Bolzan Júnior para abrir negociação para exercer a opção de compra do jovem jogador.
A primeira manifestação do clube americano se deu para, de forma informal, comunicar o interesse em garantir a permanência do atleta para a próxima temporada. No entanto, há a intenção de pagar um valor inferior ao estabelecido em contrato — US$ 1,5 milhão (R$ 7,6 milhões pela cotação atual).
Prestes a completar 21 anos de idade no fim do mês, Elias está vinculado ao Tricolor até 2024 e foi emprestado ao time da Major League Soccer (MLS) em agosto deste ano, com extensão até o dia 31 de dezembro.
Classificado na quarta posição pela Conferência Leste, o New York Red Bulls foi eliminado logo na primeira fase dos play-offs pelo FC Cincinnati. O atacante disputou apenas sete jogos, sendo titular seis vezes e marcando dois gols.