Depois de avançar na contratação de Franco Cristaldo, do Huracán, estando em vias de anunciá-lo como primeiro reforço para 2023, o Grêmio espera evoluir nos próximos dias na negociação pelo volante uruguaio Felipe Carballo, do Nacional-URU. E, para vencer uma disputa com o Léon-MEX, que também apresentou uma proposta aos uruguaios, o Tricolor aposta na vontade do próprio atleta de atuar na Arena na próxima temporada.
Assim como se deu na tratativa pelo meia argentino, o Tricolor contou com a ajuda de um investidor para apresentar uma oferta de 3 milhões de dólares (pouco mais de R$ 16 milhões pela cotação atual). O time uruguaio, contudo, pediu para que fosse feito um "esforço a mais", aumentando a proposta inicial.
— Não está longe, mas ainda falta um pouco — declarou uma fonte ligada ao negócio.
Apesar de tratar Carballo como uma convicção desde antes à eleição presidencial, e até mesmo pelas limitações financeiras encontradas após a posse de Alberto Guerra, os dirigentes gremistas não pretendem "entrar em um leilão" com o clube mexicano. Assim, contam com o desejo do atleta de permanecer perto de casa, em uma vitrine para a seleção uruguaia. Ou seja, optando por Porto Alegre.
Aos 26 anos, o volante criado no Parque Central acaba de ser eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio, encerrado no fim de outubro, superando a estrela Luís Suárez, seu ex-companheiro de equipe.