O Grêmio aguarda os últimos trâmites, como troca de documentos, para anunciar o primeiro reforço da temporada 2023: o meia Franco Cristaldo, do Huracán. Apesar da iminência no acerto, os dirigentes gremistas preferem manter a cautela e não falam publicamente sobre a negociação. Entretanto, existe a expectativa de que ele possa ser oficializado já nesta semana.
Na noite da última sexta-feira (25), o presidente do clube argentino David Garzón admitiu que a transferência está praticamente selada. De acordo com o dirigente, o Grêmio comprou 100% dos direitos econômicos do atleta por 4,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 24 milhões), cabendo ao Huracán comprar os outros 50% dos direitos econômicos que pertencem ao Boca Juniors.
— Está tudo muito encaminhado. É um destino que o agrada. É um salto econômico para ele, que merece. Temos falado com ele e seu representante. Tomara que tudo termine nos próximos dias — declarou ele, que acompanha a Copa do Mundo no Catar, em entrevista a um canal identificado com o clube, chamado Habla Huracán.
Cristaldo foi um dos jogadores prospectados pela gestão de Alberto Guerra antes da eleição, assim como o volante Felipe Carballo, do Nacional-URU. A partir da posse do novo presidente, com a ajuda de investidores, o clube gaúcho oficializou a proposta. Cria da Bombonera, o atleta de 26 anos passou por Elche e Rayo Vallecano, na Espanha, além de Defensa y Justicia, San Martín e Central Córdoba, até vestir a camisa 10 do Huracán.