Rodinei não será reforço do Grêmio para 2023. Segundo fontes consultadas por GZH, o lateral-direito de 30 anos aceitou uma oferta enviada pelo Olympiacos e viajará para a Grécia após a Copa do Mundo para defender o clube na Europa. Destaque do Flamengo em 2022, o jogador era um dos reforços pedidos por Renato Portaluppi para a nova direção do Tricolor.
Foi a segunda vez que Rodinei esteve próximo de defender o Grêmio. Após o clube ter encaminhado a contratação do lateral-direito em 2016, o negócio foi vetado pelo Conselho de Administração da época por uma diferença de valores do salário para o jogador. Ao final de 2022, o Atlético-MG e o Flamengo também manifestaram interesse em contar com o jogador, mas a oferta da Europa foi a vencedora.
O clube grego fez uma série de movimentos para qualificar seu grupo de jogadores na última janela de transferência. Contratou Marcelo e James Rodríguez, ambos com passagens pelo Real Madrid. Apesar de ter fracassado na Liga Europa, o time terminou em último lugar no Grupo G com apenas dois pontos em seis rodadas, a direção decidiu aumentar o investimento para brigar pelo título grego. O Olympiacos é quarto lugar, 12 pontos atrás do líder Panathinaikos.
Sem Rodinei, o Grêmio se volta novamente a buscar opções no mercado. Além de estudar uma oferta de renovação a Leonardo Gomes, que terminou 2022 como titular na Série B, o clube também conta com outras opções em suas listas de observação. Fábio, do Nantes, é um dos nomes que foram oferecidos.