A queda para a segunda divisão forçou uma readequação do grupo de jogadores do Grêmio para o ano de 2022. Dos 34 jogadores à disposição durante a temporada, 11 foram contratados nesta temporada. A gestão que assumirá em 16 de novembro terá a missão de reformular a equipe para encarar a Série A de 2023.
Dos 11 atletas considerados titulares na equipe ideal de Renato Portaluppi, só três foram reforços contratados nesta temporada. Edílson, Lucas Leiva e Biel terminaram o ano na equipe.
— Uma boa resposta seria Diego Souza, como crítica pelas tantas contratações erradas destes dois anos. Ele já tinha saído do Grêmio. Tecnicamente, foi recontratado. Por exclusão, fico com Lucas Leiva. Com altos e baixos, seus gols e experiência ajudaram na reta final. Ele melhora a cada jogo, à medida que ganha ritmo — respondeu Diogo Olivier, colunista de GZH, sobre o reforço que mais aprovou.
Tem também quem não teve o desempenho esperado. Benítez e Orejuela, contratados no início de 2022, deixaram a equipe antes do fim do ano. Mas as dificuldades de Edílson, que sofreu com duas lesões musculares, ficaram marcadas.
— Edilson. Por estar mal fisicamente e já em fim de carreira. Ainda que o discurso do clube tenha sido o de contratar uma liderança para o vestiário, o jogador pouco acrescentou em campo — avaliou Marcelo De Bona, também colunista de GZH e narrador da Rádio Gaúcha, a respeito do reforço que mais ficou devendo.
A seguir, confira contratômetro gremista em 2022.
Aprovaram
Biel
Indicado por Roger Machado, o meia-atacante chegou sob dúvidas em Porto Alegre. Mas o camisa 17 terminou a Série B como um dos destaques da competição. Terminou com seis assistências e cinco gols.
Bruno Alves
O zagueiro veio para o Grêmio para ser o parceiro de Geromel na ausência de Kannemann. Como o argentino passou boa parte da temporada machucado, Bruno terminou 2022 como o jogador que mais entrou em campo pelo time. Fez 47 partidas.
Nicolas
O lateral-esquerdo terminou o ano como o principal garçom da equipe. Mesmo que tenha perdido a titularidade para Diogo Barbosa, terminou 2022 com 10 assistências. É um dos nomes que está em avaliação para ser adquirido em definitivo junto ao Athletico-PR.
Lucas Leiva
O ídolo do torcedor gremista terminou a temporada em alta. Quando passou a jogar adiantado, virou um dos destaques da equipe. Marcou três gols nos cinco jogos mais decisivos do Grêmio na Série B.
Ainda em observação
Guilherme
Contratado junto a Lucas Leiva na última janela de transferências em julho, o atacante fez 17 jogos na Série B. A busca pelo primeiro gol, no entanto, marcou a temporada. Sem cair nas graças do torcedor, não perdeu respaldo com os técnicos Roger Machado e Renato Portaluppi.
Elkeson
O centroavante é um dos jogadores mais elogiados nos bastidores do clube. Mas por conta de lesões e da afirmação de Diego Souza, teve poucas oportunidades. Marcou cinco gols em 24 partidas na temporada. Indicou que não deve permanecer para 2023, mas a próxima gestão ainda negociará os termos de uma possível renovação.
Não aprovaram
Orejuela
O lateral-direito veio por empréstimo do São Paulo. Mas bastaram algumas rodadas no Gauchão para que Orejuela mostrasse que não estava em condições de auxiliar o Grêmio na busca pelo acesso.
Benítez
O meia foi o maior investimento que a direção fez na busca por reforços para a temporada. A indicação do técnico Vagner Mancini não agradou a comissão técnica de Roger Machado e foi liberado para acertar com o América-MG.
Janderson
Outro nome que veio com o aval de Vagner Mancini para o início de 2022. Por conta das lesões de Ferreira e de Jhonata Robert, acabou alçado ao time titular. Os erros técnicos do atacante cedido pelo Corinthians enfureceram o torcedor ao longo deste ano.
Edílson
O Grêmio anunciou o retorno de Edílson em março. A ideia era que o lateral-direito seria peça importante na Série B. Mas por conta de algumas lesões musculares, o jogador de 36 anos fez apenas 14 partidas na competição.
Rodrigo Ferreira
O início da passagem de Rodrigo Ferreira indicou que o lateral poderia estar em outra seção desta matéria. Mas a reta final de Série B do jogador foi muito ruim. Tanto que perdeu posição para Edílson e Leonardo Gomes na hierarquia da posição.