Os resultados deste sábado (22) ajudaram o Grêmio na luta para voltar à Série A. Faltando três jogos, basta vencer uma vez para garantir a vaga matematicamente. A primeiro chance é diante do Náutico, às 16h deste domingo (23), no Estádio dos Aflitos, ironicamente o palco da batalha que resultou no acesso em 2005. Desta vez, contudo, o time pernambucano não luta por nada. Pior: já está rebaixado à Série C.
Se o time gaúcho ganhar, chega a 61 e abre sete pontos do quinto colocado (de quebra, retoma a vice-liderança da Série B, já que ficou em quarto após os jogos deste sábado). Com essa pontuação, não poderá mais ser alcançado, pois restarão seis pontos em disputa. Mesmo que perca para o Náutico e para o Tombense, em Minas Gerais, há gordura suficiente para chegar dependendo só de si contra o rebaixado Brusque, na Arena, na rodada final.
Mas como ficará a situação se não vencer neste domingo? Em caso de empate em Recife, o Grêmio vai a 59 pontos e ficará na terceira posição. Nesta hipótese, ainda poderia ser alcançado por Ituano (54 pontos), Londrina (53) e Sport (53) ao final da competição. Isso porque o Ituano, se ganhar nas duas últimas rodadas, poderia chegar a 60 pontos e ultrapassar o Tricolor. Já Londrina e Sport se igualariam em pontos com o time gaúcho se vencerem e o Grêmio perder as duas últimas partidas da Série B, mas teriam vantagem no número de vitórias.
Se o Tricolor perder para o Náutico, também ficaria ao alcance de Sampaio Corrêa e Criciúma, ambos com 52 pontos. Porém, para ultrapassarem o Grêmio, teriam de vencer os dois jogos que lhes restam e torcer para que o time de Renato Portaluppi perca as três partidas que ainda tem pela frente.
Em tempo: se Ituano, Sampaio Corrêa, Sport e Londrina não pontuarem na próxima rodada, o Grêmio pode subir até mesmo antes de entrar em campo contra o Tombense, em jogo marcado para a próxima sexta-feira (28).
Cenários para os Aflitos
- Se vencer: garante o acesso matemático;
- Se empatar ou perder: basta vencer uma das duas partidas que restam (Tombense e Brusque).
Obs.: ainda que perca para o Náutico, o Grêmio pode subir antes de jogar contra o Tombense caso Ituano, Sampaio Corrêa, Sport e Londrina não vençam e fiquem, pelo menos, quatro pontos atrás.