A secação dos gremistas neste sábado (22) funcionou. Como Sampaio Corrêa, Sport e Criciúma não venceram seus jogos, o Grêmio poderá conquistar o acesso matemático neste domingo (23) em caso de vitória sobre o Náutico, às 16h, nos Aflitos.
Isso porque o Tricolor pularia de 58 para 61 pontos, abrindo sete pontos do Ituano, quinto colocado. Como restarão apenas dois jogos, ou seja, seis pontos, o Grêmio não poderá mais ser alcançado pelas equipes que estão fora do G-4 e estará garantido na Primeira Divisão em 2023.
Porém, isso só acontecerá se o Grêmio vencer o Náutico. Em caso de empate ou derrota em Recife, o acesso ainda não estará assegurado matematicamente, já que o Tricolor ainda ficaria ao alcance do Sport.
O sábado, apesar da possibilidade do acesso matemático neste domingo, colocou o time do técnico Renato Portaluppi na quarta posição. Com 58 pontos, a equipe gaúcha foi ultrapassada pelo Vasco, que venceu o Criciúma e chegou a 59 pontos, e também pelo Bahia, que empatou com o Vila Nova e igualou a pontuação tricolor, mas fica à frente pelo número de vitórias. Mas, se ganhar do Náutico, além do acesso garantido o Grêmio retoma a segunda posição.
Caso empate com o Náutico, o Tricolor acabará a antepenúltima rodada com cinco pontos acima do Ituano. Se perder em Recife, a distância cai para quatro. Em ambas as simulações, bastará ao Tricolor uma vitória nas duas últimas rodadas (Tombense, fora, e Brusque, em casa) para garantir o acesso sem depender de nenhum resultado paralelo.
Como foram os jogos deste sábado:
Ituano 1x0 Sampaio Corrêa
Os dois times entraram na rodada com chances de acesso e, por isso, travaram um duelo disputado. O Sampaio Corrêa chegou a marcar um gol com o artilheiro da Série B, Gabriel Poveda, mas foi anulado. Assim, com gol de Vinicius Paiva aos 41 minutos do segundo tempo, o Ituano venceu por 1 a 0, no estádio Novelli Júnior, em Itu, e fica na quinta posição, com 54 pontos — quatro a menos que o Grêmio, que jogará neste domingo. O Sampaio Corrêa ficou com 52 pontos, em oitavo, praticamente dando adeus às chances de subir.
Londrina 2x1 Sport
Parecia que daria tudo errado para o Grêmio neste jogo. O Sport, que entrou na rodada como quinto colocado, saiu na frente com Vagner Love. O resultado tirava a chance de o Grêmio garantir o acesso matemático no domingo. Porém, o Londrina empatou logo no início da etapa final com Gegê e, aos 42, Caprini virou o jogo. O resultado mantém as duas equipes com chances de acesso, com 53 pontos, mas se o Tricolor conseguir vencer o Náutico nos Aflitos foge do alcance de ambos.
Vasco 2x1 Criciúma
Os dois times entraram em campo com gana de vencer para tentar se aproximar de uma vaga na Série A de 2023. O Criciúma abriu o placar no primeiro tempo com Hygor, e teve chances para ampliar em pleno São Januário, no Rio. Mas, na etapa final, o Vasco foi empurrado pela torcida e conseguiu a virada com gols de Nenê e Fábio Gomes, ambos de cabeça. O resultado levou o time carioca à segunda posição, com 59 pontos, ultrapassando o Grêmio provisoriamente (isso porque o Tricolor, se vencer o Náutico, volta à vice-liderança). Já os catarinenses se mantiveram com 52 pontos, na nona posição, praticamente sem chances de acesso.
Bahia 1x1 Vila Nova
Este jogo não impactava na chance matemática de acesso do Grêmio no domingo. Porém, poderia afetar na posição do time gaúcho na tabela — o que realmente ocorreu. Quem esperava uma vitória tranquila do Bahia diante do Vila Nova, em Salvador, viu um jogo duro, em que os visitantes saíram na frente com Neto Pessoa. Os baianos empataram com Davó, aos 22 minutos do segundo tempo. Assim, o Bahia passou o Grêmio e é terceiro colocado, mas pode perder a posição se o Tricolor pontuar diante do Náutico. Enquanto isso, o Vila Nova chegou a 46 pontos, na 12ª colocação, ficando a sete pontos do Z-4, garantindo a manutenção na Série B.