Os gols de Diego Souza se mostraram decisivos para o Grêmio na Série B. Autor de 14 em 31 rodadas, o centroavante de 37 anos é o artilheiro da equipe na competição. Para o jogo deste domingo contra o Náutico, o veterano é esperança de Renato Portaluppi para comandar o ataque gremista nos Aflitos. Uma vitória no Recife, dependendo de uma série de resultados paralelos, é o passo que falta para confirmar o retorno do Tricolor à Primeira Divisão.
O alerta no vestiário do Grêmio, no entanto, é para evitar acomodação com a situação encaminhada na tabela. Mesmo que o adversário esteja na lanterna e mergulhado na crise, os jogadores repetem entre si o cuidado necessário para não deixar a situação de pressão do Náutico influenciar no foco gremista.
— Pressão não é só deles, é nossa também. Enquanto a gente não garantir matematicamente o acesso à primeira divisão, a pressão é toda nossa, em qualquer jogo que possa ter. Nosso foco é chegar lá nos Aflitos e fazer um grande jogo para sacramentar a chegada na primeira divisão — disse Diego Souza, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21).
Antes de retornar ao Grêmio em 2020, Diego Souza também se transformou em um ídolo para o torcedor do Sport. Entre todos os clubes que defendeu em sua carreira, o centroavante enfrentou o Náutico em 13 oportunidades. Segundo dados do portal ogol, Diego marcou dois gols. No retrospecto pelo Grêmio, o atacante não marcou nenhuma vez, mas o time venceu as três partidas.
— Joguei muitas vezes contra eles. Infelizmente é uma situação difícil para o Náutico. Tenho ex-companheiros lá com quem joguei. No papel, é um time que não merecia passar por isso. Mas é um jogo de três pontos pra nós e pra eles. Estamos focados em fazer um grande jogo, e que pode ser o da nossa classificação.
Com contrato com o Grêmio por encerrar no final deste ano, o jogo contra o Náutico pode ser o último de Diego Souza pelo Tricolor. Caso confirme a classificação antecipadamente à Série A, o clube pretende liberar os jogadores das rodadas finais da Série B. A nova direção do clube, que será eleita em novembro, definirá a situação do centroavante para 2023. Diego Souza fez 210 jogos pelo Grêmio, com 87 gols marcados.