O martírio do Grêmio na Série B está perto do fim. Uma vitória sobre o Náutico, no domingo (23), combinada com um punhado de resultados paralelos colocará o time de Renato Portaluppi de volta à elite do futebol brasileiro. Antes de a bola rolar nos Aflitos, já se saberá se há chance de subir neste fim de semana ou se o acesso será adiado. Além do jogo do Tricolor, o torcedor precisa ficar ligado nas partidas de Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma. Os três jogam no sábado.
Nenhum dos três concorrentes pode vencer. Caso um deles some os três pontos, o Grêmio terá de esperar um pouco mais para garantir matematicamente um lugar no G-4. O clube gaúcho é o vice líder com 58 pontos. O Sport, quinto colocado, tem 53, e Sampaio e Criciúma aparecem na sequência e somam 52. A seguir, fique por dentro de como estão os concorrentes gremistas para os jogos da 36ª rodada:
Londrina x Sport
Os pernambucanos estão preocupados dentro e fora de campo. Às 16h30min de sábado (22), o Sport joga contra o Londrina, no Paraná. O clube tem gastado bastante energia relacionada à partida contra o Vasco, no domingo passado.
A equipe carioca empatou o jogo em 1 a 1 nos minutos finais disputados na Ilha do Retiro. Enfurecida, a torcida do Leão invadiu o gramado e a partida foi finalizada antes do fim dos 90 minutos. O STJD interditou a Ilha do Retiro, determinou que os jogos do Sport como mandante sejam com portões fechados e que nas partidas como visitantes o clube não tenha direito a carga de ingressos para seus torcedores.
A direção ainda teme perder o ponto conquistado diante da equipe vascaína. O julgamento ocorrerá na próxima semana.
— Agora é procurar esquecer o episódio que aconteceu nesse último jogo. Não vai voltar, já foi, já passou. Temos de pensar agora no jogo contra o Londrina — destacou o atacante Vagner Love.
O Londrina, com 50 pontos, ainda sonha com um lugar no G-4. A queda de rendimento nas últimas partidas, no entanto, distanciou a equipe paranaense da parte nobre da tabela.
Ituano x Sampaio Corrêa
Os maranhenses chegam em alta na reta final da Série B. São sete jogos de invencibilidade. O Sampaio enfrenta o Ituano também no sábado. O jogo no interior paulista será às 16h30min.
Com 52 pontos, o Bolívia Querida ainda sonha em subir. Os três jogos finais são considerados uma Copa do Mundo, com quartas de final, semifinal e final.
— Agora a gente tem três finais: Ituano, Vasco e Londrina. Para nós é quarta, semi e final. Vamos tentar buscar o máximo de ponto possível. A gente tem de subir o primeiro degrau. Vamos pensar um de cada vez para poder conseguir nossos objetivos — destacou o lateral-direito Mateusinho.
O zagueiro Paulo Sérgio, que segue lesionado, e o atacante Pimentinha, suspenso, são desfalques. No meio, André Luiz retorna ao time na vaga de Lucas Araújo. No lugar de Pimentinha entra Léo Tocantins.
O Ituano é outro clube que tenta uma arrancada final para terminar entre os quatro primeiros colocados. Na oitava posição, com 51 pontos, os paulistas estão a cinco pontos do Vasco, o quarto lugar.
Vasco x Criciúma
Também com 52 pontos, o Criciúma vive bom momento. Perdeu somente um jogo nas últimas cinco partidas. No sábado, o Tigre encara o Vasco em São Januário. A partida está marcada para as 16h30min.
— É um momento muito bom. Não apenas meu, mas de toda a equipe. Isso vem representando muito nessa reta final de campeonato. Não só eu, mas todo mundo quer terminar bem — avalia o meia Ítalo, que chegou em meio à disputa da Série B.
Recuperado de uma lesão no tornozelo, o volante Arilson retorna ao time.
O Vasco, neste momento, é o dono da última vaga para o Brasileirão e torce pelos mesmos resultados do Grêmio. Pode terminar a rodada com seis pontos de vantagem para o quinto colocado.
A combinação de jogos que garante o Grêmio
- Vencer o Náutico fora de casa
- Derrota ou empate do Sport (5º)
- Derrota ou empate do Sampaio Corrêa (6º)
- Derrota ou empate do Criciúma (7º)
A briga pelo acesso
- Cruzeiro - 72 pontos (garantido)
- Grêmio - 58 pontos
- Bahia - 57 pontos
- Vasco - 56 pontos
- Sport - 53 pontos
- Sampaio Corrêa - 52 pontos
- Criciúma - 52 pontos