A temporada de Diego Souza está próxima do fim. Preservado da viagem para enfrentar o Sampaio Corrêa, o centroavante não completará a Série B com o restante do grupo do Grêmio. Por conta de uma hérnia inguinal, o jogador conversou com o técnico Renato Portaluppi e ficou acertado que ele será liberado para realizar a cirurgia para correção do problema quando o clube confirmar o acesso matemático.
Renato revelou a situação em sua entrevista coletiva na última terça-feira (27). O técnico justificou que preferia preservar Diego Souza do jogo contra o Sampaio Corrêa por conta do desgaste com a viagem ao Maranhão e garantir a presença do artilheiro da equipe na sequência decisiva na Série B.
— O técnico sabe quando o jogador precisa ser poupado, se tem algum problema mais sério. Diego Souza e Geromel são os que mais jogaram. Teria de ser poupado por isso, independentemente deste problema físico (hérnia inguinal). Não é mais uma criança. Inclusive, ele me pediu que, assim que a gente garanta os pontos do acesso, que possa fazer sua cirurgia. Já liberei, Diego vem jogando no sacrifício — comentou Renato Portaluppi.
Aos 37 anos, o centroavante é artilheiro da equipe na temporada, com 17 gols. O centroavante também liderou o ranking de gols do Grêmio em 2021 e 2020, com 20 e 22 gols,respectivamente. Mesmo com as limitações físicas, participou de 38 dos 46 jogos do Grêmio em 2022.
O centroavante já afirmou em outras ocasiões que a posição do Grêmio definirá o rumo de sua carreira. Caso o Tricolor não apresente proposta de renovação para 2023, Diego Souza projeta anunciar a aposentadoria.