A sexta-feira se apresentava com dificuldades para o Grêmio. O Tricolor precisava se recuperar dos quatro jogos sem vencer na Série B do Brasileirão e não contava com o seu novo treinador à beira do campo contra o Vila Nova pela 28ª rodada. Mesmo assim, a equipe gremista reencontrou o caminho das vitórias na competição nacional e bateu os goianos por 2 a 1 na Arena.
Sem Renato Portaluppi, que chega em Porto Alegre apenas na próxima segunda-feira, foi Cesar Lopes, treinador do time de transição, que esteve à frente do Grêmio nesta noite. O interino e seus auxiliares ficaram em constante comunicação com o ídolo tricolor durante os 90 minutos da partida. O clube anunciou a mudança de Roger Machado por Renato no começo da noite da última quinta.
– A preparação já tinha sido feita com o Roger. O jogo já estava organizado para acontecer. A partir do momento que houve a alteração, quisemos fazer a transição. O Renato me ligou. Ele optou pela manutenção do que tinha sido preparado. Demos a confiança de continuar com que estava estabelecido. A dinâmica dentro da partida, trocas, questões de jogo, estávamos conectados com ele. Passamos nosso sentimento também de quem estava dentro do jogo e a partir do diálogo buscamos as soluções – explicou Cesinha, como é conhecido dentro do clube.
Mesmo com uma sequência de insucessos e mudança de comissão técnica, Cesar disse ter encontrado um ambiente bom dentro do vestiário gremista e afirmou ter conversado com as lideranças do elenco antes do jogo contra o Vila Nova.
– O que encontrei foi um ambiente muito bom. Todos focados em ganhar. Senti muito o ambiente leve, internamente. Presidente me avisou na quinta de noite e eu já me apresentei para concentrar com os jogadores. Durante o dia fomos conversando com os atletas, reunimos alguns jogadores, líderes, para trocar uma ideia, passar as dinâmicas da partida, foi um ambiente bom de trocas e deu certo.
Agora, o Grêmio volta a campo no domingo (11), justamente contra o Vasco, na Arena. O Tricolor é terceiro colocado, com 47 pontos, mas ainda pode ser ultrapassada pelo Vasco até o final da rodada (o time carioca enfrenta o Brusque, fora de casa, no sábado).