O Grêmio adotou vários cuidados sanitários na chegada a Maceió, no início da noite desta sexta (12). Por conta dos casos de rotavírus que ocorrem desde maio em Alagoas, a delegação tricolor desembarcou no hotel pelos fundos, sem contato com torcedores e os demais hóspedes. Além disso, várias medidas de prevenção serão adotadas pelos atletas durante a estadia na capital alagoana. Para a partida contra o CRB, no sábado, às 20h30min, o Tricolor terá apenas uma mudança na escalação em relação a vitória sobre o Operário-PR.
Por conta do isolamento dos atletas na chegada, alguns poucos torcedores que esperavam a equipe no portão principal do hotel acabaram ficando sem contato com os jogadores. Além disso, toda a delegação gremista ficará hospedada em um andar exclusivo, sem contato com os outros hóspedes.
O Grêmio providenciou ainda um estoque redobrado de água mineral, especialmente para que os atletas não necessitem utilizar água da torneira para escovar os dentes. Nas refeições, o clube não servirá aos jogadores suco natural, apenas industrializado. Por fim, haverá reforço na hidratação e na higiene pessoal dos integrantes da delegação.
O rotavírus é um vírus de transmissão fecal e oral, e sua incidência costuma aumentar especialmente após enchentes, quando há transbordamento da água dos esgotos e a contaminação da água da rede pluvial. O Estado de Alagoas vem sofrendo com fortes chuvas e inundações desde a segunda quinzena de maio. Entre os principais sintomas do rotavírus estão diarreia, vômito e dor de cabeça.
O tema não vem tendo muita repercussão na imprensa alagoana e a situação do rotavírus é considerada controlada pelas autoridades locais. Porém, o Grêmio decidiu adotar cuidados especiais porque, entre junho e julho, o Vila Nova, a Ponte Preta e o Cruzeiro registraram diversos casos entre os atletas quando estiveram em Maceió para jogos contra CSA e CRB, inclusive com desfalques nas rodadas seguintes.
Dentro de campo, o técnico Roger Machado promoverá apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Operário por 5 a 1, na última terça (9). Suspenso, o lateral-esquerdo Nicolas dará lugar a Diogo Barbosa. Além disso, o lateral Edílson, com amigdalite, e o volante Thiago Santos, com tendinopatia no joelho, também foram baixas na viagem.
O time do Grêmio terá: Brenno; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Leiva e Campaz; Biel, Diego Souza e Guilherme.
Também estão relacionados os goleiros Gabriel Grando e Adriel, o zagueiro Natã, o lateral Thiago Rosa, os volantes Lucas Silva e Varela, os meias Thaciano, Gabriel Silva e Pedro Lucas e os atacantes Janderson e Elkeson.
CRB e Grêmio enfrentam-se neste sábado (13), às 20h30min, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.