O futuro de Leonardo Gomes no Grêmio é incerto. O lateral-direito, que não atua há praticamente três anos, tem vínculo se encerrando no final de 2022 e a permanência será definida pela futura direção do clube. Dificilmente o jogador entrará em campo nos últimos jogos desta temporada pela Série B.
O atleta de 26 anos, que passou por duas cirurgias no joelho direito nos últimos anos pelo rompimento dos ligamentos em setembro de 2019, na eliminação na Copa do Brasil para o Athletico-PR, recentemente apresentou lesão muscular na coxa esquerda. A recuperação avançou, mas há cuidados preventivos pelo histórico.
De acordo com o relato da comissão técnica, ele está apto para atuar, mas faz trabalhos complementares para força, coordenação e ritmo. Mesmo com a ausência de outros atletas para o setor, já que Edilson era baixa por lesão e Rodrigo Ferreira ainda não se afirmou em função das oscilações, a escalação de Léo Gomes não foi cogitada.
Há o entendimento de que o retorno deverá ser gradual. Em 2021, foi utilizado no time de transição. Nos profissionais, por outro lado, não há perspectiva de aproveitamento. Por isso, a atual direção não acionou o estafe para tratar sobre eventual renovação.
A legislação brasileira impõe a necessidade de que o acordo seja estendido até a plena recuperação em caso de lesão. Logo, o tema é tratado com cautela no CT Luiz Carvalho. No próximo mês, Leonardo completará três anos sem vestir a camisa do Tricolor.