A carioca Luany será uma das seis representantes do futebol gaúcho na Copa do Mundo sub-20. Formada na base do Fluminense, a atacante do Grêmio foi convocada pela primeira vez em 2019, para a categoria sub-17. À época, com 16 anos. No entanto, o amor pelo futebol é bem mais antigo.
— Eu sempre gostei de jogar bola. Era um sonho meu de criança. Com uns quatro, cinco anos, eu ficava chutando bola. Sempre foi meu sonho — relembra Luany, em entrevista à GZH.
Nesta temporada, ela chegou a Porto Alegre para integrar o elenco tricolor. Até então, disputou Supercopa do Brasil, na histórica campanha que levou as Gurias Gremistas à final. Além de Brasileirão sub-20 e principal. Ao todo, acumula 22 partidas, com oito gols marcados.
A atacante será uma das três representantes do Grêmio na Copa do Mundo sub-20. A meia Rafa Levis e a zagueira Pati Maldaner também foram convocadas por Jonas Urias e ficam à disposição para os jogos na Costa Rica.
— A base vem forte, muito forte, porque não é só a gente. Tem a Lorena, que é do principal, tem a Raissa Bahia, que foi convocada (para um dos períodos de treino). Acho que estamos conseguindo representar muito bem o clube dentro e fora de campo, com a excelência que o Grêmio nos dá.
Na preparação para o Mundial, o Brasil realizou dois jogos-treino contra equipes nacionais: Flamengo e Palmeiras. Venceu ambos. E teve gol de Luany nos dois embates: no 3 a 0 sobre o rubro-negro, e no 4 a 1 sobre o alviverde.
— Foram dois jogos muito bons, muito pesados, muito intensos, mas que no final deu tudo certo. Os treinos tiveram uma intensidade muito alta, mas a gente precisava disso, porque o Mundial é só pedreira, e eu acho que a gente conseguiu concluir (a preparação), nesses 20 dias que ficamos lá, com chave de ouro. Trabalhamos duro, jogamos limpo e foi muito bom — expôs a jogadora.
Agora, Luany e as outras 20 convocadas se preparam para a estreia na Copa do Mundo sub-20. O primeiro passo para buscar o título inédito será nesta quarta-feira (10), a partir das 20h, contra a Espanha.
— A minha expectativa para disputar a Copa é muito grande, eu só quero dar meu máximo. Sei que as minhas companheiras vão dar o máximo de si, a comissão também. Nunca faltou entrega deles e das companheiras também. Sei que vai ser muito disputado, que temos chance, e não vai ser fácil — projeta Luany.
Luany
- idade: 19 anos
- cidade natal: Nova Iguaçu-RJ
- clube: Grêmio (desde 2022)
- primeira convocação: 2019 (categoria sub-17)
Ouça o podcast de futebol feminino de GZH