Foi do interior do Rio Grande do Sul, do município de Farroupilha, que saiu Rafa Levis, meia do Grêmio e da Seleção Brasileira sub-20. A atleta será uma das seis representantes do futebol gaúcho na Copa do Mundo da categoria, que se inicia na próxima quarta-feira (10), às 20h, contra a Espanha.
Com 19 anos, ela já sabe o peso da camisa canarinho há cinco. A primeira convocação veio lá em 2017, quando defendia as cores da Chapecoense. No entanto, o início no futebol foi no interior do RS: no Mundo Novo, em Três Coroas.
— A gente estava na terceira fase do Gauchão do ano passado (em 2017), na cidade de Estrela, e no final do jogo o meu professor disse que tinha uma olheira da Seleção que viu meu jogo, gostou, entrou em contato com o Luizão (técnico da Seleção Brasileira sub-17 na época), ele assistiu uns vídeos meus e estou aqui agora — falou a meia em entrevista divulgada pela CBF, em março de 2018.
Depois, Rafa ainda passou pelo São Paulo até que, em 2021, chegou ao Grêmio para integrar as categorias de base. Destacou-se, foi promovida ao profissional, disputou Brasileirão e Gauchão, somou 22 partidas, seis gols e nove assistências. E, ainda, foi eleita a revelação do Campeonato Brasileiro ao final da temporada.
— Eu sempre digo que o trabalho do Grêmio é muito bom, tanto no profissional quanto na base. Eu tenho muito o que agradecer à Pati (Gusmão, técnica), ao Yura (diretor de futebol) também, por tudo que eles fizeram pela gente — disse a jogadora, em entrevista a GZH.
Agora, ela será uma das 21 gurias a buscar o inédito título da Copa do Mundo sub-20. Além de Rafa, o time tricolor também será representado pela zagueira Pati Maldaner e pela atacante Luany.
— É uma imensa alegria, e a expectativa é grande. A gente vem trabalhando com esse grupo fechado desde o ano passado, e sabemos da nossa capacidade. Por mais que estejamos numa chave com a atual campeã do mundo, a gente não vai com medo. Vamos para ganhar — enfatizou a meia, já projetando a estreia contra a Espanha, nesta quarta-feira, às 20h, com transmissão do Sportv:
— A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil, mas nas últimas convocações concentramos muito para o jogo da Espanha. Qualquer seleção tem algum ponto fraco, a gente sabe qual é o delas e vamos jogar em cima disso. Sabemos que a Espanha é uma das melhores do mundo, mas o Brasil vem para fazer o nome dele na Copa do Mundo e mostrar que também é um dos melhores.
Rafa Levis
- idade: 19 anos
- cidade natal: Farroupilha
- clube: Grêmio (desde 2021)
- primeira convocação: 2017 (categoria sub-17)