Já são cinco anos desde a primeira convocação da catarinense Gabi Barbieri à Seleção Brasileira de base. Em julho de 2017, a guria que seguiu os passos dos pais — ambos goleiros — vestiu as cores do país no período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis. À época, foi observada na Chapecoense quando disputara o Campeonato Catarinense.
— Foi uma surpresa muito feliz ser convocada para a Seleção. Aprendi muita coisa aqui e agora é chegar em Chapecó, continuar o trabalho forte e esperar, se Deus quiser, por novas convocações — disse Barbieri em material divulgado pela CBF à época.
E elas, realmente, vieram. De lá para cá, transferiu-se para o Inter, virou figurinha carimbada nas convocações, estreou pelo profissional e, recentemente, ainda foi chamada para defender o Brasil na categoria principal.
— Eu consegui estrear no profissional com 19 anos, foram boas atuações, vim sendo titular numa sequência de jogos e acho que isso cresceu muito mais o meu nome dentro do Inter, dentro do Brasil. Estou muito feliz por ter conquistado meu espaço, por ter mostrado meu futebol. Eu acho que é tudo mérito do meu trabalho no dia a dia e estou muito feliz com isso e com tudo que vem acontecendo — complementa a goleira, em entrevista a GZH, falando sobre a convocação de Pia Sundhage, em junho deste ano:
— Foi uma experiência incrível, felicidade absurda. Eu não conseguia nem esconder. Logo que me falaram, eu comecei a chorar horrores. Estava muito feliz. Veio de uma forma boa para caramba, muito trabalho, muito conhecimento. As meninas de lá me acolheram super bem, super parceiras. Me senti em casa, realmente, porque parecia que já me conheciam há bastante tempo. Foi muito bom, uma experiência do caramba. Tive muito aprendizado e muitas coisas boas.
Agora, o desafio é buscar o inédito título da Copa do Mundo sub-20. O Brasil chega para a disputa depois de conquistar, de forma invicta, e sem sofrer nenhum gol, o Sul-Americano da categoria. Gabi Barbieri será a titular de Jonas Urias na busca pelo troféu.
— Estou bem confiante, feliz para caramba por estar participando de um Mundial, uma Copa do Mundo. Claro que a ansiedade está a mil, mas estamos muito confiantes, viemos de uma boa preparação, fizemos grandes jogos preparatórios contra duas grandes equipes do futebol brasileiro (Palmeiras e Flamengo), e conseguimos nos sobressair sobre as duas. Então, acho que isso dá uma confiança a mais para chegarmos bem e mostrarmos quem é o Brasil.
A estreia está marcada para quarta-feira (10), às 20h, contra a Espanha. Em seguida, o duelo será contra a Austrália, no dia 13. O Brasil encerra a fase de grupos contra a dona da casa, a Costa Rica, no dia 16.
— A gente sabe que a Espanha está entre as melhores do mundo no futebol, mas a gente também está. Trabalhamos muito, estudamos muito elas e tenho certeza que vai ser um jogo bom. Vamos entrar para mostrar que o Brasil é uma Seleção muito forte, muita qualificada.
Gabi Barbieri
- idade: 19 anos
- cidade natal: Descanso-SC
- clube: Inter (desde 2020)
- primeira convocação: 2017 (categoria sub-17)