Três anos e mais de 10 convocações se passaram desde o dia 10 de outubro de 2019, quando a zagueira Pati Maldaner apareceu pela primeira vez na lista da Seleção Brasileira. À época, foi chamada pela técnica Simone Jatobá para vestir a camisa do país na categoria sub-17. Com 16 anos, a catarinense de Pinhalzinho ainda vestia as cores da Chapecoense.
—Foi lá (em Santa Catarina) que eu aprendi a jogar futebol, tive oportunidades e evolui bastante até chegar à Seleção. O foco é continuar trabalhando para que Santa Catarina seja muito bem representada. Aliás, eu acho que os meus familiares estão mal acostumados, porque eu estive presente em todas as convocações da sub-17 até o momento. Então, praticamente, todo mês eles têm essa boa notícia da minha convocação. Eles são muito orgulhosos do meu trabalho e são muito envolvidos com o esporte — disse Pati Maldaner em entrevista ao site da CBF, em novembro de 2020.
Sete convocações depois, apareceu pela primeira vez na lista de Jonas Urias, na categoria sub-20. Nunca mais deixou de ser convocada pelo treinador e, agora, será uma das 21 gurias a buscar o título inédito da Copa do Mundo na categoria.
— A gente vai com esse objetivo de tentar fazer o que ninguém conseguiu ainda. Então, é apresentar o desempenho, que o Brasil está melhorando, e trazer esse título — almeja a zagueira, em entrevista a GZH.
Em 2021, Pati Maldaner chegou ao Grêmio. À época, para integrar a equipe de base, disputou o Brasileirão sub-18 e, na mesma temporada, estreou pelo profissional. No empate em 1 a 1 com o Flamengo, pela Série A-1, ingressou no lugar de Andreia Rosa, no intervalo. A experiência com a camisa da Seleção Brasileira é apontada por ela como um fator importante para o amadurecimento em campo.
— Falando por mim, individualmente, na Seleção foi um dos lugares onde eu mais aprendi taticamente, porque eu cheguei nova, quando só jogava na base, não tinha muito conhecimento, muita experiência sobre tudo isso. Então, acabei adquirindo muita informação e é algo que me ajuda a jogar e também a conseguir orientar colegas. Mas é sempre uma ajuda muito mútua, do que a gente aprende lá, do que vive, acaba trazendo para cá (para o Grêmio), junta informações. Então, é um ponto muito positivo — falou a atleta.
Além de Pati, o Grêmio também será representado pela meia Rafa Levis e pela atacante Luany na disputa da Copa do Mundo sub-20. Na temporada, as gurias também chegaram às semifinais nas categorias sub-17 e sub-20 do Brasileirão.
— Acho que é bem importante (as convocações), principalmente agora que o Grêmio tem começado a investir um pouco mais, porque a base é o início da estrutura de um time. É importante tanto para as meninas que estão chegando agora para se espelharem, verem que é possível, e falando mais pelo profissional, acho que todo mundo, tanto da comissão quanto das atletas, entendem o quanto essa convocação é importante para a gente, individualmente, porque você estar numa Seleção disputando um Mundial é uma experiência sem igual — afirma a zagueira.
Agora, ela se prepara para a estreia do Brasil. O primeiro desafio é nesta quarta-feira (10), às 20h, contra a Espanha. Depois, o duelo será contra a Austrália, no dia 13. O Brasil encerra a fase de grupos contra a dona da casa, a Costa Rica, no dia 16.
— A gente sabe o quão forte a Espanha é, tanto na base quanto no principal. Nessa última convocação, nos preparamos muito, muito mesmo. O jogo da Espanha acredito que será o mais difícil, porque é a atual equipe campeã do mundo sub-17, e atual vice-campeã do mundo sub-20 — complementa a zagueira:
— Então, é um desafio muito grande que vamos ter pela frente, mas a gente já estudou muito como elas jogam, quais são os pontos fortes, fracos, trabalhamos muito em cima disso pensando no que podemos melhorar, no que somos boas. Então, estamos muito bem preparadas para enfrentar essa equipe de alto nível e que façamos um bom jogo na questão do desempenho e, principalmente, pelo resultado, que acredito que em uma competição de curto prazo é o que mais vale.
Pati Maldaner
- idade: 19 anos
- cidade natal: Pinhalzinho-SC
- clube: Grêmio (desde 2021)
- primeira convocação: 2019 (categoria sub-17)