Após dar a impressão de que o retorno da Série B era questão de tempo, o Grêmio voltou a patinar na competição. Na noite desta sexta-feira (26), o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Ituano e chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vitória.
O resultado manteve o time em terceiro lugar na tabela, com 44 pontos, mas a conclusão da rodada neste sábado (27) pode derrubar o Grêmio para o quarto lugar. A distância para o quinto colocado, que nesta sexta é o Londrinda, caiu para seis pontos, mas poderá ser reduzida para cinco pontos se o Tombense ganhar do Guarani neste sábado (27).
O torcedor fez sua parte. Cantou, apoiou e tentou empurrar o time para a vitória. Mas os erros dos jogadores esgotaram a paciência dos cerca de 13 mil gremistas presentes na Arena. Roger Machado decidiu iniciar o jogo contra o Ituano com a aposta na mesma estrutura que encarou o Cruzeiro. Bitello ganhou a oportunidade de seguir como o principal articulador da equipe, com uma novidade na linha de meias: Campaz foi o escolhido para jogar aberto pelo lado esquerdo. O início da partida deu mostras de que a escolha teria bom resultados, mas o time caiu de rendimento e foi para o vestiário sob vaias.
Logo aos três minutos, Bitello teve a melhor chance do primeiro tempo de abrir o placar. Villasanti lançou o meia, que aproveitou desatenção dos marcadores e saiu na cara do goleiro. O jovem perdeu o tempo da finalização e acertou Jefferson. No minutos seguinte, após a cobrança do escanteio, Bruno Alves cabeceou sozinho com um marcador e o goleiro fez outra grande defesa.
Aos 9, foi a vez de Diego Souza quase abrir o placar. Após cruzamento preciso de Nicolas, o centroavante ganhou do marcador pelo alto e cabeceou firme. Mas Jefferson fez outra grande defesa e impediu a vantagem. Com 19 minutos, após uma recuperação de bola feita por Campaz, Biel recebeu a bola no lado direito da área e arriscou o chute. O goleiro do Ituano novamente impediu o gol gremista.
A paciência do torcedor foi se esgotando com o passar do tempo. Com 33 minutos, os murmúrios de insatisfação começaram a ganhar força nas arquibancadas. Mas ainda poupavam a equipe. A reclamação mais alta aconteceu quando a torcida ficou na bronca com a não marcação de um pênalti em villasanti.
Grêmio se esforçou para perder para o Ituano
Sem ter o gol ameaçado, o Ituano ganhou confiança e partiu para arriscar mais em contra-ataques. Após um chute sobre o gol de Brenno, aos 42 minutos, as primeiras vaias ecoaram na Arena. E que se repetiram com mais força ao final do primeiro tempo.
O apelo das arquibancadas parece ter sido levado em conta por Roger. O Grêmio voltou para o segundo tempo com três trocas: Natã, Edilson e Guilherme entraram. Bruno Alves saiu lesionado, mas Lucas Leiva e Rodrigo Ferreira acabaram substituídos por opção técnica. As mudanças devolveram Bitello para a função de volante e Campaz passou a jogar centralizado.
O sofrimento do Grêmio na Série B
CONFIRA NA COLUNA
Apesar das trocas, quem quase marcou foi o Ituano. Aos 11, Edilson não prestou atenção na chegada de Gerson Magrão na área e o meia acertou o travessão de Brenno após o cabeceio. Muito vaiado, Campaz deu lugar a Elkeson. Em outro lance de cruzamento, aos 31 minutos, Mário Sérgio também desperdiçou. O lateral-esquerdo apareceu livre na área e cabeceou ao lado do gol.
Aos 32, Guilherme perdeu a grande chance da segunda etapa. Diego Souza cobrou falta com pressa e lançou o companheiro, que saiu de cara com o goleiro Jefferson. Mas a finalização acabou saindo da direção do gol. Para a tristeza do torcedor, o Grêmio seguiu apressado em campo e não encontrou espaços para superar a marcação do Ituano.
A torcida do Grêmio demite Roger Machado
CONFIRA NA COLUNA
Aos 41, após cobrança de escanteio, Lucas Dias marcou o gol da vitória do time paulista. O torcedor protestou de forma clara com a exibição e terminou a noite pedindo "Renato, Renato". Resta a esperança de que os erros que se acumularam evitem mais uma decepção na próxima rodada, contra o Criciúma, na terça-feira (30).
Série B - 26ª rodada - 26/8/2022
GRÊMIO
Brenno; Rodrigo Ferreira (Edilson, int.), Geromel, Bruno Alves (Natã, int.) e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva (Guilherme, int.), Biel, Bitello (Gabriel Silva, 25'/2ºT) e Campaz (Elkeson, 13'/2ºT); Diego Souza.
Técnico: Roger Machado
ITUANO
Jefferson Paulino; Rai Ramos, Lucas Dias, Bernardo e Mário Sergio; Rafael Pereira (Carlão, 26'/2ºT), Caique (Dudu Vieira, 35'/2ºT), Léo Ceará (João Victor, 35'/2ºT), Siqueira e Gerson Magrão (Gabriel Barros, 26'/2ºT); Aylon (Bruno Lopes, 17'/2ºT).
Técnico: Carlos Pimentel
GOLS: Lucas Dias aos 41 minutos do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Nicolas (G); Rafael Pereira (I)
ARBITRAGEM: André Luiz de Freitas Castro, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Hugo Savio Xavier Correa (trio goiano). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ-FIFA)
PÚBLICO: 13.734 (12.465 pagantes)
RENDA: R$ 428.842,00
LOCAL: Arena do Grêmio
Próximo jogo
Série B - 27ª rodada
30/8/2022 - 21h30min
Criciúma x Grêmio