Depois de quatro anos, Grêmio e Inter voltam a decidir o Gauchão Sub-20. Enquanto o Tricolor busca um título que não vem desde 2014, o Colorado vai atrás da quinta taça consecutiva. A partida de ida será disputada neste sábado (27), às 15h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
A final do campeonato regional surge como um prêmio de consolação em uma temporada em que os resultados ficaram abaixo das expectativas. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que abre o ano da base, o Grêmio caiu na terceira fase para o Novorizontino. O Inter parou nas oitavas de final diante do Palmeiras.
No Brasileirão da categoria, reduzido por conta do corte de custos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o time gremista novamente decepcionou e não passou nem da primeira fase. A equipe colorada até foi além, mas acabou desclassificada logo no primeiro mata-mata. Em razão do 2021 vitorioso, o time do técnico João Miguel participou, pela primeira vez, da Libertadores sub-20, onde, no entanto, foi eliminado na etapa inicial.
Na última vez em que os rivais se encontraram na decisão estadual, em 2018, foi o Inter quem levou a melhor. Depois de um empate em 2 a 2 como mandante, a equipe do técnico Ricardo Grosso venceu pelo placar de 3 a 1 na casa do adversário. Entre os destaques da equipe naquele ano, estavam o zagueiro Bruno Fuchs, o volante Nonato e o meia José Aldo. Do lado do Grêmio, surgiam nomes como o zagueiro Ruan, o meia Jean Pyerre e o atacante Tetê.
No comando do Grêmio está o ex-zagueiro Luís Eduardo, que assumiu a equipe em dezembro de 2021. . Como jogador, ele venceu a Copa do Brasil pelo Tricolor em 1989.
— São dois jogos. São 180 minutos. Temos de nos preparar para fazer os dois jogos em alto nível. Nos preparamos bem. Fizemos uma planejamento para esses dois Gre-Nais. O importante agora é entrar dentro de campo e fazer o dever de casa. (A competição) É muito importante para o clube e muito importante para os jogadores — destacou o treinador gremista.
À frente do Inter está João Miguel. No cargo desde julho de 2021, foi zagueiro do Colorado na década de 1990.
— Tivemos uma semana cheia de trabalho, e isso é fundamental para podermos desenvolver nossos atletas para este clássico tão tradicional e importante do futebol gaúcho e mundial. Estamos preparando a equipe e conscientizando eles de forma coletiva e individual para o clássico. É claro que vamos respeitar o adversário de todas as formas, mas vamos também muito confiantes para estes dois jogos decisivos — ressaltou João Miguel.
O jogo de volta ocorrerá no próximo sábado (3), também às 15h, no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. A vantagem no mando é colorada por conta da melhor campanha ao longo do campeonato. Persistindo a igualdade no placar após os dois confrontos, o campeão será definido nas penalidades.
A campanha do Grêmio
- 12 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 49 gols marcados
- 8 gols sofridos
A campanha do Inter
- 13 vitórias
- 1 empate
- 56 gols marcados
- 5 gols sofridos