A turbulência que atinge o Grêmio na Série B ligou alerta no clube. Dos últimos 12 pontos disputados, a equipe conquistou apenas um e viu sua diferença para o quinto colocado diminuir. O Londrina, primeiro time fora do G-4, tem três a menos do que o Tricolor. Sob pressão, o técnico Roger Machado foi mantido após a derrota para o Criciúma, mas pode ser demitido em novo insucesso contra o Vila Nova, na sexta-feira (2).
Na manhã desta quinta (31), GZH ouviu da direção o mesmo discurso feito após a derrota, garantindo a permanência de Roger. Além disso, a aposta do Grêmio será na remobilização do grupo e do ambiente através de conversas. A reapresentação do elenco está marcada para às 16h30min desta quarta, no CT Luiz Carvalho.
Duas reuniões devem ocorrer na volta aos trabalhos no CT. A primeira será entre a direção e a comissão técnica. O encontro deve discutir aspectos táticos e até psicológicos da equipe no momento. A segunda será entre os dirigentes e a comissão com o grupo de jogadores. Após a derrota em Criciúma, o vice de futebol, Denis Abrahão, identificou que alguns jogadores têm sentido o momento.
— Conhecemos o elenco, estou com eles há 10 meses. Sei o que cada um sente, e sei o que o torcedor também sente. Tenho a responsabilidade de mobilizar esse grupo e tirar o melhor dele — afirmou.
O Grêmio volta a campo diante do Vila Nova, na sexta-feira (2), às 21h30min, na Arena. Caso o Tricolor não vença, o ambiente deve ficar insustentável não só para Roger, mas também inviabilizar a sequência dos dirigentes do departamento de futebol.