A crise chegou de vez ao Grêmio. Em mais uma péssima atuação, o Tricolor ampliou a série sem vitórias para quatro jogos consecutivos na Série B. Com gols de Caio Dantas e Rafael Bilú, o Cricíuma venceu por 2 a 0 no Heriberto Hülse. A derrota tem impacto ainda pior pelos resultados paralelos da 27ª rodada. A diferença para o Londrina, quinto colocado, ficou em apenas três pontos. Até mesmo a confiança entre os torcedores no acesso sem sofrimento arrefeceu.
Desde a empolgação pela goleada sobre o Operário, na 23ª rodada, a diferença para o primeiro time fora do G-4 despencou de 10 pontos para os atuais três. A nova derrota aumenta a pressão da torcida sobre o trabalho do técnico Roger Machado, que teve a permanência bancada publicamente pela direção antes da partida em Santa Catarina.
Além das mudanças esperadas, as entradas de Janderson e Guilherme no ataque, Roger Machado apresentou uma surpresa de última hora na escalação para enfrentar o Criciúma. Edílson foi o escolhido para jogar como lateral-direito, com Rodrigo Ferreira perdendo a titularidade. Bruno Alves, recuperado de um estiramento nos ligamentos no tornozelo, também iniciou a partida ao lado de Geromel. Bitello seguiu mais adiantado e com a responsabilidade de organizar os lances de ataque da equipe.
O Grêmio chegou com perigo antes do primeiro minuto. Guilherme foi lançado no lado esquerdo e cruzou para a área. Villasanti apareceu como surpresa, mas não chegou a tempo de finalizar e trombou com o goleiro Gustavo. Apesar do susto inicial, foi o Criciúma que mostrou competência para abrir o placar. Aos 11 minutos, em um contra-ataque, Fellipe Mateus foi lançado no lado direito de defesa do Grêmio. O atacante venceu a marcação de Bruno Alves e encontrou Caio Dantas completamente livre na entrada da área. O centroavante ganhou de Geromel e finalizou. A bola desviou no zagueiro gremista e saiu do alcance de Brenno.
O gol serviu de vez para desestabilizar o Grêmio em campo. Os erros técnicos da equipe se multiplicaram, e o Criciúma soube tirar proveito. Mesmo sem chegar na área de Brenno com frequência, os donos da casa seguiram pressionando.
Aos 32, Nicolas recebeu de Janderson quase na linha de fundo. Mas aí o lateral errou o cruzamento e jogou a bola nas mãos de Gustavo. Novidade para a partida, Janderson deixou o jogo ainda durante o primeiro tempo. O atacante levou uma pancada nas costas e Campaz o substituiu.
Em seu primeiro lance, o colombiano criou uma chance. O camisa 7 fez um lançamento e encontrou Guilherme quase na pequena área, mas o desvio do atacante não teve a força necessária para tirar a bola do alcance do goleiro do Criciúma.
O pior Grêmio que vi na história
CONFIRA NA COLUNA
O Grêmio voltou com uma novidade tática para o segundo tempo. Villasanti foi deslocado para o lado direito. Uma tentativa de conter as investidas do Criciúma pelo setor. Aos 7, em combinação rápida, o Tricolor chegou com perigo. Bitello tabelou com Diego Souza, que demorou a rolar a bola para Villasanti. O paraguaio entraria na cara do goleiro sem marcação. Roger também apostou nas entradas de Elkeson e Diogo Barbosa, nos lugares de Lucas Leiva e Nicolas.
Surge o pior Grêmio da Série B
CONFIRA NA COLUNA
Empurrado pela torcida, o Criciúma seguiu em uma rotação muito acima da equipe do Grêmio. Para fechar a noite de filme de terror para os torcedores gremistas, Edílson cometeu pênalti ao inteceptar um chute de fora da área com o braço. Rafael Bilú cobrou sem chances para Brenno e garantiu a vitória dos donos da casa.
A torcida do Grêmio amargou mais uma noite desastrosa
CONFIRA NA COLUNA
Os próximos dias colocaram à prova as palavras do vice de futebol Denis Abrahão antes da partida. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o dirigente afirmou:
— Roger será o treinador a nos levar para a Primeira Divisão — projetou.
Série B - 27ª rodada - 30/8/2022
CRICIÚMA
Gustavo; Cristovam (Gedeílson, 45'/2ºT), Rodrigo, Zé Marcos e Hélder; Marcos Serrato, Arilson, Hygor (Marcelo Hermes, 49'/2ºT), Thiago Alagoano (Rafael Bilú, 25'/2ºT) e Fellipe Mateus (Rômulo, 45'/2ºT); Caio Dantas (Fernando Viana, 25'/2ºT).
Técnico: Cláudio Tencati
GRÊMIO
Brenno; Edilson, Bruno Alves, Geromel e Nicolas (Diogo Barbosa, 14'/2ºT); Villasanti (Thaciano, 25'/2ºT), Lucas Leiva (Elkeson, 14'/2ºT), Janderson (Campaz, 38'/1ºT), Bitello e Guilherme (Gabriel Silva, 25'/2ºT); Diego Souza.
Técnico: Roger Machado
GOLS: Caio Dantas aos 11 minutos do 1º tempo. Rafael Bilú aos 40 minutos do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Marcos Serrato (C); Bitello, Campaz e Edílson (G)
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ). VAR: Vinicius Furlan (SP).
PÚBLICO: 17.682
RENDA: RS 543.440,00
LOCAL: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Próximo jogo
Série B - 28ª rodada
2/9/2022 - 21h30min
Grêmio x Vila Nova-GO