Nos próximos dias, o Grêmio terá Lucas Leiva, Guilherme e Thaciano para reforçar a equipe na Série B. Porém, a previsão é que o elenco completo consiga ficar à disposição do técnico Roger Machado somente entre o final do mês de agosto e o começo de setembro. São seis jogadores em condições distintas de recuperações no departamento médico.
Os primeiros a voltarem devem ser os experientes Edílson e Elkeson. A dupla deverá passar a treinar com os companheiros sem limitações até o final desta semana. A tendência é que ambos fiquem à disposição contra o Tombense, na Arena, em 16 de julho. O lateral teve lesão muscular de grau 2 na coxa direita, enquanto o atacante o mesmo problema na coxa esquerda.
A situação de Brenno fica aos cuidados do departamento médico e dos preparadores de goleiros. Ele já está fora da equipe há 30 dias em virtude de duas lesões na panturrilha direita. Apesar do prazo não ter sido divulgado, a projeção é que ele avance para retornar ao time no final de julho.
A estimativa é a mesmo de Kannemann. O zagueiro relatou dores na panturrilha esquerda num treinamento de reservas em 19 de junho. Os exames de imagem apontaram contusão que geraria cerca de 30 dias de afastamento.
O penúltimo a retornar da lista deverá ser Martín Benítez. Ele trata lesão no joelho esquerdo e demorará mais duas semanas para ficar apto para a comissão técnica. Desta forma, somente no final do mês, no máximo em agosto, poderá ser reaproveitado. O meia também pode deixar o Tricolor, já que não conseguiu vingar com a camisa gremista.
O último retorno, apesar de ser figura constante nos gramados do CT Luiz Carvalho, é o meia-atacante Jhonata Robert. No início do ano, o jovem passou por cirurgia para reconstrução ligamentar no joelho esquerdo. Atualmente, a carga de atividades é orientada pela fisioterapia. O protocolo é que a situação necessita de oito meses para plena recuperação. Sendo assim, somente em setembro o camisa 25 poderá estrear na temporada.
Após o jogo contra o Bahia, Roger Machado admitiu esperar pelos reforços caseiros. Porém, o treinador fez um alerta: poderá perder outros jogadores por problemas semelhantes em virtude dos embates na temporada.
— A projeção para tê-los eu não sei. Vão voltar alguns de lesão e certamente, infelizmente, vamos perder outros — disse Roger.
Confira as previsões de retornos:
Edílson
- Data da lesão: 15/6
- Estimativa de retorno: Contra o Tombense em 16/7
Elkeson
- Data da lesão: 15/6
- Estimativa de retorno: Contra o Tombense em 16/7
Brenno
- Data da lesão: 7/6
- Estimativa de retorno: final de julho
Kannemann
- Data da lesão: 19/6
- Estimativa de retorno: final de julho
Benítez
- Data da lesão: 4/6
- Estimativa de retorno: final de julho
Jhonata Robert
- Data da lesão: 15/1
- Estimativa de retorno: até setembro