Correção: o lateral Claudinho e o meia-atacante Luciano Juba já realizaram mais de seis jogos por suas equipes e não poderiam reforçar o Grêmio na Série B, ao contrário do que foi publicado entre 7h do e 13h50min do dia 8 de julho. O texto já foi corrigido.
Em 10 dias, a janela de transferências se abre mais uma vez. Entre 18 de julho e 15 de agosto, os clubes brasileiros estão autorizados a contratar jogadores. Com pouco dinheiro para investir, já que está na Série B, a direção do Grêmio promete contratar apenas em "negócios de ocasião". Mas o clube segue em busca, especialmente, de um meia, e também observa posições como lateral-direito e centroavante.
Nesta janela de meio de temporada, o Grêmio terá os reforços do volante Lucas Leiva, do meia Thaciano e do atacante Guilherme. O primeiro foi contratado após o fim do vínculo com a Lazio, da Itália. O segundo retorna de empréstimo da Turquia. E o terceiro chega do mundo árabe. Como semelhança, todos já vestiram a camisa tricolor em outros momentos da carreira.
Mas, apesar dessas chegadas, o clube segue atento ao mercado. Foram cogitados diversos nomes, como os laterais-direitos Rodinei e Calegari e os meias Élvis e Nathan. O Grêmio negou que haja conversas com esses jogadores. O que há de mais concreto são possibilidades de saídas, como dos volantes Thiago Santos e Lucas Silva e do meia Benítez.
Agora, com a proximidade da abertura da janela de transferências, GZH lista cinco jogadores que poderiam reforçar o Grêmio. Confira:
Guilherme Castilho, volante (Atlético-MG)
Um dos principais nomes da campanha de permanência do Juventude na Série A em 2021, o meio-campista retornou ao Atlético-MG nesta temporada e teve o contrato renovado até 2025. Porém, neste ano, Guilherme Castilho atuou em apenas nove partidas — somente três no Campeonato Brasileiro.
Com pouco aproveitamento com o técnico Antonio Mohamed e a chegada de reforços nesta janela de meio de ano, pode ser emprestado pelo Galo. É um segundo volante de boa chegada no ataque, podendo atuar também como meia mais avançado. Como o Grêmio está na Série B e não seria um rival direto, a negociação poderia ser facilitada caso o atleta tenha interesse em retornar ao Rio Grande do Sul para atuar no segundo semestre no Tricolor.
Jorginho, meia (Atlético-GO)
Esse é o perfil de jogador que chega, veste a camisa e sai jogando no Grêmio na Série B. Titular e camisa 10 do Atlético-GO, o meia de 31 anos é a principal referência técnica do time goiano. Na temporada, são 38 jogos, com seis gols e sete assistências. Tem média de 1,9 finalização por jogo no Campeonato Brasileiro, a mesma de passes decisivos por partida na competição.
Também soma 13 desarmes, 15 dribles certos e um percentual de quase 87,6% de passes certos em 13 jogos no Brasileirão deste ano. Tem contrato até o fim de 2023 com o Dragão, mas vestir a camisa do Grêmio, mesmo que na Série B, pode ser um motivador para o meia trocar de equipe.
Renato Kayzer, centroavante (Fortaleza)
O centroavante já foi especulado como possível reforço do Grêmio nesta temporada. Aos 26 anos, está na reserva do Fortaleza e deve deixar o clube sem ter conseguido render o esperado. A tendência é de que Renato Kayzer seja emprestado a um clube da Coreia do Sul, mas seria um nome para ser melhor observado pelo Tricolor.
Veloz e de boa finalização, o jogador fez 23 jogos e apenas três gols pelo Fortaleza neste ano. Mas, na temporada passada, pelo Athletico-PR, foi às redes 12 vezes. Teve boa passagem também pelo Atlético-GO, em 2020, com 10 gols em 16 partidas. O contrato com o Fortaleza vai até 2025, mas o clube nordestino não conta com o atacante para esta temporada e deseja emprestá-lo ou vendê-lo para aliviar a folha salarial.
Kevin (Avaí)
O Avaí faz uma campanha acima das expectativas no Brasileirão. Dono da 11ª posição, tem um grupo grande de clubes entre ele e o Z-4, embora a diferença de pontos para o Goiás, o primeiro rebaixado, seja de um ponto. Um dos nomes que sustentam a campanha é o lateral Kevin, 24 anos. Emprestado pelo Tombense até o fim do ano, é considerado um jogador com boas valências ofensivas. O jogador teve rápida passagem por empréstimo pelo Grêmio em 2020, mas não atuou.
Gedeílson (Ypiranga)
Sem muito dinheiro para contratar, o Grêmio garimpa o mercado por opções mais em conta. Uma jogador de baixo custo e que prestou bons servições no Gauchão é Gedeílson. Vice-campeão estadual pelo Ypiranga, o lateral-direito de 29 anos concedeu cinco assistências no Estadual. Com passagem por diversos clubes de menor expressão, o jogador vive uma das melhores temporadas na carreira. Tem contrato com o Ypiranga até o fim de 2023.
Em podcast, ouça o resumo das notícias da dupla Gre-Nal: