O Grêmio já tem uma estimativa de quando discutirá a renovação de contrato com Kannemann. A conversa oficial para debater a extensão do vínculo do argentino, que se encerra em dezembro, será realizada quando o defensor estiver recuperado da lesão na panturrilha direita, que o tira dos gramados neste momento. Um clube do Catar demonstrou interesse no jogador recentemente. O zagueiro já pode assinar um pré-contrato com outra equipe.
Segundo apurou GZH, o Grêmio procurou diretamente o jogador nos últimos dias para abrir oficialmente as negociações para a renovação de contrato. Porém, foi Kannemann quem pediu aos dirigentes que as tratativas oficiais só ocorressem quando ele estivesse liberado pelo departamento médico e voltasse a atuar.
A lesão foi comunicada pelo Grêmio no dia 18 de junho, sem um prazo oficial de recuperação. O argentino deve permanecer pelo menos mais duas semanas sem trabalhar no gramado por conta do problema muscular. No último controle médico ao qual foi submetido, o zagueiro ainda apresentou edema na panturrilha. A direção do Grêmio não fala sobre o assunto. Na última semana, o presidente Romildo Bolzan Júnior não se aprofundou no tema.
— Essa pauta ainda não está na hora. Estamos em um momento diferente do clube. Considero uma coisa tranquila, mas temos de aguardar o momento oportuno. Se tem alguém que tem uma forma absolutamente correta de tratar essas questões é o Kannemann com o clube, assim como o clube com ele — disse em entrevista recente ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Procurado por GZH, o empresário de Kannemann, Martín Wainbuch, disse que não conversou com os dirigentes gremistas sobre a renovação. Ainda assim, o estafe garante que a prioridade será ouvir o que o Grêmio tem a dizer ao atleta. Nos últimos dias, um clube do Catar procurou informações sobre os valores recebidos pelo argentino em Porto Alegre.
Nos bastidores, o Tricolor entende que a conversa direta com Kannemann pode ser suficiente no primeiro momento para acertar as bases de um novo contrato. A boa relação com o jogador é um dos motivos que deixa o Grêmio confiante na renovação. O alto salário do atleta é um dos principais pontos a ser discutido nas tratativas, especialmente se o clube não conseguir confirmar o retorno à Série A.
Em dezembro de 2021, o Grêmio fez uma primeira tentativa de conversa com Kannemman. A exemplo dos últimos dias, o argentino pediu para conversar quando se recuperasse plenamente da cirurgia no quadril. Em 2022, desde que voltou a campo, o zagueiro atuou em apenas quatro partidas antes de ter diagnosticada a lesão na panturrilha.