O Gre-Nal sempre tem uma importância maior do que os outros confrontos. Para as Gurias Gremistas, o valor do clássico será duplicado neste domingo (5), às 11h, no Estádio Vieirão, em Gravataí. Se vencerem, derrubam um tabu que já dura cinco anos e, ainda, podem ingressar na zona de classificação do Brasileirão Feminino.
Para buscar o resultado positivo, o Tricolor conta com uma campanha invicta sob seus domínios durante o campeonato nacional. São, até então, cinco jogos realizados com dois empates e três vitórias. Na tabela, o Grêmio fica fora do G-8 pelos critérios de desempate: tem uma vitória a menos do que o Real Brasília.
— É reta final. Então, quanto mais a gente conseguir pontuar, melhor. Ainda não tivemos jogos fáceis dentro da competição. Antes do Flamengo, viemos de dois bons resultados, e tropeçamos no Rio de Janeiro, contra um adversário direto na classificação, entendemos a importância daquele jogo, mas viramos a chave. Agora é foco total no Gre-Nal. Outro jogo importante, que além da pontuação tem toda a rivalidade do Rio Grande do Sul. Então, é sempre uma partida fundamental, e a gente espera fazer o nosso melhor, fazer um grande jogo. E nós vamos buscar os três pontos — projeta a técnica Patrícia Gusmão em entrevista a GZH.
Para este jogo, a técnica do Grêmio não poderá com uma das referência do time: a capitã Pri Back. A meio-campista rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e está fora do restante da temporada.
— É uma atleta que até o momento sempre foi fundamental para a equipe, a gente sentiu muito a perda dela. Lá no Rio (de Janeiro) mesmo, a gente já sabia que pelo lance, como tinha sido, era algo mais grave. E a gente espera que ela faça a cirurgia rápido para conseguir começar o tratamento e volte aos gramados o quanto antes. A equipe vai sentir falta, mas a gente tem jogadoras que podem suprir essa necessidade — disse a treinadora, que completou falando sobre as mudanças que pretende fazer no time em decorrência da ausência de Pri:
— A gente não pretende fazer muitas alterações. É claro que quando a gente perde uma jogadora como a Pri, temos de repensar algumas outras estratégias. A gente tem treino sábado para definir alguns detalhes e procurar ter a melhor equipe para fazer um grande jogo no domingo.
As mais cotadas para assumirem o lugar de Pri Back são a volante Tchula e a meia Rafa Levis. A segunda, no entanto, também está disputando o Brasileirão Feminino sub-20. Só no mês de maio, ela esteve em campo em 11 partidas — entre competição profissional e de base. Além dela, Luany também vem sendo utilizada nos dois campeonatos, mas deve ir a campo neste domingo pelo Gre-Nal.
— São jogadoras importantíssimas, e o que estamos fazendo é procurar recuperar elas de um jogo para outro, porque sabemos do desgaste e prezamos muito pela saúde dessas atletas. Então, é jogar hoje (quinta-feira), e se recuperar na sexta-feira e no sábado para fazer outro Gre-Nal — falou a treinadora, se referindo à semifinal da categoria sub-20, que foi disputada na quinta-feira.
Depois deste domingo, as Gurias Gremistas terão uma sequência contra Bragantino, Kindermann, São José e Corinthians para confirmarem a classificação entre os oito melhores times do Brasil.