Imagina balançar as redes num clássico. E não em qualquer um, naquele que é considerado um dos maiores do país. Consegue dimensionar?
Pois então, desde as reaberturas dos departamentos femininos, em 2017, 21 gurias já tiveram a oportunidade de marcar gols em Gre-Nais. São elas as responsáveis pelas redes balançadas em 33 oportunidades nos últimos 12 clássicos.
Uma só atleta marcou quase 1/4 destes gols. Trata-se de Fabi Simões, a atacante apelidada de "Mulher Gre-Nal" pelos torcedores colorados. Desde 2019 em Porto Alegre, ela disputou sete jogos e balançou as redes em sete oportunidades. Esses números conferem a ela o título de artilheira isolada do clássico.
São quatro gols que separam Fabi da vice-artilheira: Daiane Rodrigues, que disputou apenas um Gre-Nal, mas balançou as redes três vezes. Foi lá em 2018, no clássico válido pelo Brasileirão Feminino A-3, que acabou em vitória colorada por 5 a 1.
Além delas, apenas outras quatro gurias conseguiram marcar mais do que um gol no Gre-Nal: a meia Júlia Daltóe, ex-Inter e que atualmente defende o Santos, a atacante Karina, que despediu-se dos gramados em 2020, e marcou duas vezes pelo Grêmio, e por fim, duas atletas que seguem integrando o elenco tricolor: a meio-campista Pri Back e a atacante Gabizinha.
Neste domingo (5), mais atletas terão a oportunidade de balançar as redes no clássico e entrar para esta lista. 0 Gre-Nal, válido pela 11ª rodada do Brasileirão Feminino, será realizado no Estádio Vieirão, em Gravataí, a partir das 11h.
As maiores artilheiras do Gre-Nal:
- 7 gols: Fabi Simões
- 3 gols: Daiane Rodrigues
- 2 gols: Júlia Daltoé, Karina, Pri Back e Gabizinha