A decisão da Fifa de suspender os contratos de jogadores da Ucrânia e da Rússia até junho de 2023 não empolgou a direção do Grêmio. Apesar da busca por reforços para a Série B, o único jogador do Leste Europeu que está no radar do clube é o lateral Mário Fernandes, que já era monitorado antes da resolução divulgada pela entidade máxima do futebol.
Com contrato com o CSKA, da Rússia, suspenso por pelo menos uma temporada, o defensor foi procurado em fevereiro e avisou à direção gremista que não pretende atuar por nenhum clube em 2022. Apesar disso, porém, o Tricolor ainda confia nos bastidores de que é possível convencer o atleta a mudar de ideia e aceitar defender o Tricolor na Série B.
No momento, Mário Fernandes está em São Caetano do Sul-SP, aguardando o nascimento do filho, previsto para os próximos dias. Depois que isso ocorrer, o Tricolor deve fazer uma nova investida. Embora o negócio seja considerado difícil, o clube ainda não desistiu do sonho.
A Fifa anunciou, nesta terça-feira (21), a prorrogação da suspensão de contratos de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes de Rússia e Ucrânia. Os atletas e profissionais estavam liberados para permanecer em novos clubes até o dia 30 de junho de 2022. No entanto, a entidade aumentou o prazo em mais um ano, e os jogadores agora podem "suspender" seus contratos até 30 de junho de 2023.
Segundo a Fifa, essa medida dará aos jogadores e treinadores a "oportunidade de treinar, jogar e receber um salário, protegendo os clubes ucranianos e facilitando a saída de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia".
A entidade garante que continuará monitorando a situação na Ucrânia para garantir que as regras sejam adaptadas de acordo com novos desenvolvimentos.