O Grêmio tem um quebra-cabeças a ser montado para definir a escalação para a partida desta quinta-feira (23) contra o CSA, às 21h30min, no Estádio Rei Pelé. Com desfalques em todos os setores, o técnico Roger Machado terá apenas o treino desta terça-feira (21) para definir a escalação antes da viagem da delegação para Maceió.
As ausências podem determinar até qual será o esquema que será utilizado. Com desfalques na defesa, o modelo com três zagueiros tem chance de ser alterado. A alternativa seria um time com dois defensores e mais um jogador de meio-campo.
A maior carência de opções, no momento, é no sistema defensivo. Além do goleiro Brenno, que segue realizando apenas treinos físicos, a montagem da linha de zagueiros depende mais do departamento médico do que da avaliação técnica. Kannemann sofreu lesão muscular no último sábado, Rodrigues apresenta sintomas gripais e Natã será reavaliado após participar do treino leve desta segunda (20). Caso o jovem não relate mais nenhum tipo de desconforto, Roger repetirá a escalação da defesa utilizada na vitória sobre o Sampaio Corrêa, com Natã, Geromel e Bruno Alves. Rodrigues apresentou dois testes negativos para covid-19, o último realizado nesta segunda, mas também terá sua situação avaliada pelos médicos antes do retorno para as atividades físicas.
O titular do lado direito da equipe depende de um "reforço" do departamento médico. Rodrigo Ferreira participou da atividade desta segunda com os jogadores que não atuaram no final de semana, mas ainda está sem as melhores condições físicas.
Como ficou mais de um mês em tratamento para a lesão muscular que sofreu contra o Ituano, no dia 16 de maio, o receio é acelerar a volta e ter o risco de uma nova lesão. Caso passe na avaliação, será o ala titular contra o CSA. Jhonata Varela, que jogou contra o Sampio, é a opção.
Por conta dos problemas físicos dos jogadores à disposição na função, a direção busca reforçar a lateral direita. O nome de Rodinei, ex-Inter e atualmente no Flamengo, foi citado na imprensa carioca como um dos alvos do clube gaúcho. O empresário do jogador negou que esteja negociando com o Grêmio.
No meio-campo, a peça que foi escolhida para a mudança do esquema durante a partida do último sábado - retorno ao 4-2-3-1 contra o Sampaio Corrêa - também depende de reavaliação. Thiago Santos, que entrou no lugar de Natã, relatou dores no joelho direito. O volante foi preservado do trabalho no gramado e permaneceu em tratamento na parte interna do prédio. Villasantio, que viajou ao Paraguai para visitar a família durante a folga, teve problemas no retorno, mas é esperado nesta terça (21) em Porto Alegre e estará na delegação que viajará para Alagoas.
Biel é a dúvida do ataque. O jogador nem fez parte do grupo que treinou nesta segunda, na reapresentação, por conta de uma virose. Ele foi mandado para casa com a orientação de repouso. A ideia de comissão técnica é contar com o jogador na lista de relacionados, mas o ex-atacante do Fluminense ainda será reavaliado pelo departamento médico.
Campaz é quem tem mais chances de entrar na equipe. O colombiano recebeu elogios pela dedicação nos treinos nas últimas semanas. Visivelmente mais magro, o camisa 7 ganhou pontos com a comissão por retornar do período com a seleção colombiana em boas condições físicas.
Diego Souza, artilheiro da Série B com sete gols, é a principal opção para a função de centroavante. A ideia da direção era de que Roger Machado poderia realizar uma espécie de rodízio com o camisa 29 e Elkeson, mas o chinês sofreu uma lesão muscular no empate com o Sport e só voltará a ser opção a partir de julho.
A reapresentação desta segunda não foi apenas de más notícias. O jogo contra o CSA deve marcar a última partida de ausência de Ferreira. Recuperado de uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal, o atacante está em um período de observação. Ele participou de uma parte do treino com bola com o restante dos jogadores que não atuaram contra o Sampaio Corrêa. O retorno aos treinamentos com o restante dos companheiros é o último estágio até a liberação completa.
A expectativa da comissão técnica é de que o camisa 10 esteja pronto para ficar como opção no banco de reservas na próxima semana. Se não retornar contra o Londrina, no dia 28, estará na lista para a partida contra o Bahia, no dia 3 de julho, em Salvador.
A lista do departamento médico:
Brenno
Lesão muscular de grau 1 na panturrilha direita
Data da lesão: 7/6/2022
Previsão de retorno: próximos dias
Kannemann
Lesão muscular de grau 2 na panturrilha esquerda
Data da lesão: 18/6/2022
Previsão de retorno: segunda quinzena de julho
Rodrigues
Resfriado
Ausente desde 17/6/2022
Previsão de retorno: reavaliação nesta terça-feira (21)
Edílson
Lesão muscular de grau 2 na coxa direita
Data da lesão: 13/6/2022
Previsão de retorno: segunda quinzena de julho
Rodrigo Ferreira
Lesão muscular de grau 2 na coxa esquerda
Data da lesão: 16/5/2022
Previsão de retorno: reavaliação nesta terça-feira (21)
Thiago Santos
Pancada no joelho direito
Data da lesão: 18/6/2022
Previsão de retorno: reavaliação nesta terça-feira (21)
Benítez
Lesão ligamentar no joelho esquerdo
Data da lesão:4/6/2022
Previsão de retorno: início de agosto
Jhonata Robert
Ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
Data da lesão: 15/1/2022
Previsão de retorno: segunda quinzena de julho
Ferreira
Hérnia Inguinal
Ausente desde 15/4/2022
Previsão de retorno: a partir da próxima semana
Biel
Virose
Ausente desde 20/6/2022
Previsão de retorno: reavaliação nesta terça-feira (21)
Elkeson
Lesão muscular de grau 2 na coxa esquerda
Data da lesão: 13/6/2022
Previsão de retorno: segunda quinzena de julho