Antes da estreia do Grêmio na Série B, o vice de futebol Denis Abrahão revelou que o clube adotou o planejamento de dividir a campanha da equipe em seis blocos de seis jogos. Desta forma, seria possível monitorar a evolução da equipe e manter uma metodologia para controlar o rendimento ao longo das 38 rodadas.
Com duas partidas "sobrando", o clube espera que seja necessário somar 65 pontos para confirmar matematicamente o retorno para a primeira divisão. Com base na projeção feita pelo departamento de futebol, GZH analisou o próximo bloco de seis jogos do Grêmio na Série B, que se inicia neste sábado, às 11h, contra o Sampaio Corrêa, na Arena.
Além dos adversários menos tradicionais do que nos dois primeiros ciclos, o novo leque de jogos tem mais um ponto avaliado como fundamental: das seis rodadas, quatro serão disputadas na Arena. Saiba mais sobre os próximos adversários do Tricolor.
13ª rodada
Sábado, 18/6 - Grêmio x Sampaio Corrêa (JOGO PARA VENCER)
O jogo deste sábado oferece a possibilidade de retorno ao G-4. Caso vença o Sampaio Corrêa, o time depende de um tropeço do Sport contra o Náutico para voltar ao grupo de classificação para a Série A. O adversário gremista ocupa o meio da tabela, com 15 pontos, e chega para a partida com uma série de desfalques. Os meias Pimentinha e Soares não viajaram por causa de uma virose. Mesmo problema que tirou o lateral-esquerdo João Victor da partida.
Destaque: Gabriel Poveda é o cara do Sampaio Corrêa na Série B. O meia de 23 anos marcou cinco gols pela equipe na competição.
14ª rodada
23/6 - CSA x Grêmio (JOGO PARA VENCER)
A temporada do CSA começou com altas expectativas do torcedor. O clube foi campeão alagoano e avançou até a terceira fase da Copa do Brasil. Mas, após um início ruim na Série B - não venceu nenhum partidas na três primeiras rodadas -, a equipe ainda vive momentos de turbulência. Bateu Sport e Novorizontino nas primeiras 12 rodadas, mas ainda briga para deixar de conviver com a ameaça da zona de rebaixamento. O clube anunciou na semana passada a contratação do técnico Alberto Valentim, que comandou o Athletico-PR até o mês de abril.
Destaque: Rodrigo Rodrigues é o principal nome do CSA. O centroavante é o artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols marcados em 18 jogos.
15ª rodada
28/6 - Grêmio x Londrina (JOGO PARA VENCER)
O Londrina aposta em jogadores conhecidos no cenário do futebol brasileiro para brigar pelo acesso. No meio da tabela, o time conta com alguns jogadores com passagem na base do Grêmio, como os zagueiros Saimon e Denilson, e o meia Matheusinho. Outro ponto de destaque é a campanha do clube como mandante. A equipe de Adilson Batista, ex-técnico e jogador gremista, estava invicta até o início da 13ª rodada com três vitórias e três empates.
Destaque: apontado como uma das promessas da base do Athletico-PR, Douglas Coutinho não conseguiu confirmar toda a expectativa criada, mas agora faz boa temporada no Londrina. É o artilheiro do clube, com seis gols marcados em 23 jogos.
16ª rodada
3/7 - Bahia x Grêmio (EMPATE NÃO É MAU NEGÓCIO)
Será o adversário mais forte do Grêmio neste bloco de seis jogos. O Bahia, um dos favoritos ao acesso, é o atual vice-líder da Série B com 25 pontos. O confronto também terá um apelo simbólico. Será o reencontro com o adversário que "sacramentou" o rebaixamento gremista, na avaliação da direção. A derrota no ano passado em Salvador abalou de forma significativa os bastidores do Grêmio. O clube anunciou o afastamento de sete jogadores após o retorno a Porto Alegre.
Destaque: Matheus Davó, emprestado pelo Corinthians, é o grande nome da equipe de Guto Ferreira na Série B. Marcou quatro gols e deu três assistências até o momento.
17ª rodada
Sem data definida - Grêmio x Náutico (JOGO PARA VENCER)
Será o reencontro dos clubes após a Batalha dos Aflitos. Um dos clubes mais tradicionais da Série B, o Náutico vive momento complicado na competição. Após a conquista do título pernambucano, ainda não embalou uma sequência positiva e agora ocupa a zona de rebaixamento da Segunda Divisão. O clube está em seu terceiro técnico na temporada: Roberto Fernandes assumiu em abril e tenta resolver a má fase da equipe.
Destaque: Jean Carlos, que esteve cotado para ser reforço do Grêmio, é a referência técnica do time. É o artilheiro do clube na Série B, com dois gols marcados.
18ª rodada
Sem data definida - Grêmio x Tombense (JOGO PARA VENCER)
Estreante na Série B, a Tombense faz campanha elogiável, de meio da tabela. Mesmo que o principal objetivo seja a permanência para 2023, o time não faz muitos investimentos. O elenco é formado por jogadores com pouca experiência nas principais competições. Hemerson Maria começou a Série B como treinador, mas foi demitido por não vencer nenhuma vez nas primeira seis rodadas. Bruno Pivetti assumiu a equipe e conseguiu boa recuperação.
Destaque: rodado em clubes do Nordeste, o centroavante Ciel, 40 anos, é o artilheiro da equipe na Série B, com quatro gols.