A direção do Grêmio já estabeleceu uma pontuação para garantir a equipe de volta à Série A do Brasileirão. Conforme divulgado pelo vice de futebol, Denis Abrahão, em evento na manhã desta quarta-feira (6), o Tricolor dividiu a disputa da Série B em seis blocos de seis jogos — o que totaliza 36 rodadas.
A expectativa é a de que na 36ª partida o Tricolor já tenha garantido matematicamente o acesso para a elite do campeonato. As duas últimas rodadas (contra a Tombense, fora de casa, e contra o Brusque, na Arena) serviriam para buscar o título da competição.
— Já traçamos a nossa meta de pontos para o campeonato, mas isso é de economia interna. Em qualquer disputa que entramos, queremos ser campeões — completou o vice de futebol gremista.
Ainda que não divulgue publicamente, nos bastidores, o clube calcula que com 65 pontos irá garantir uma das quatro vagas que o recolocarão na Série A. O planejamento é, após 36 rodadas, ter somado 45 pontos dentro de casa (um aproveitamento de 83%) e buscado 20 como visitante (37%). Uma simulação para garantir este plano seria obter 14 vitórias e três empates na Arena e, fora, conseguir cinco vitórias e cinco empates.
O cálculo gremista é baseado no histórico da Série B. Desde 2006, quando passou a ter 20 equipes, em apenas uma edição o quarto colocado superou fez mais de 65 pontos. Foi em 2012, quando Vitória (4º) e São Caetano (5º) terminaram com 71 pontos.
Antes de entrar em campo em Campinas, no sábado, o time de Roger Machado treina na tarde de quinta e na manhã de sexta (esse fechado para a imprensa). Depois, viaja para o interior paulista na parte da tarde.