O Grêmio avalia os motivos de ter concluído as nove rodadas iniciais da Série B e não figurar no G-4 do torneio. A análise é de que o time não está sendo efetivo nas conclusões das jogadas. De acordo com o Footstats, o Tricolor necessita finalizar 17 vezes para marcar um gol na competição. Em paralelo, em apenas quatro compromissos, o ataque funcionou.
São mais partidas sem balançar as redes adversárias na comparação, cinco contra quatro. O técnico Roger Machado admitiu que as chances estão sendo criadas, mas não consegue a conversão:
— A produção é suficiente, mas estamos dependendo das individualidades para decidir os jogos ao nosso favor.
Segundo o levantamento estatístico, o time concluiu 121 vezes nos nove duelos iniciais da segunda divisão. Porém, apenas sete gols foram assinalados: média de de 17,2 chances para marcar balançar as redes.
Ainda de acordo com o Footstats, apenas 38 finalizações foram corretas, as demais 83 tentativas foram desperdiçadas. Em números gerais, conforme o Sofascore, que também monitora os dados no futebol brasileiro, o Tricolor tem 6% apenas de efetividade.
O artilheiro do Grêmio é Diego Souza, autor de quatro gols no torneio. O camisa 29 fez três na vitória sobre o Guarani, na Arena, e fez um no empate com o Ituano, no interior de São Paulo. Elias, em duas ocasiões, contra Operário-PR e CRB, e Bitello, também apenas diante dos alagoanos, foram os outros responsáveis por balançar as redes.