O Grêmio não venceu em maio pela Série B do Brasileirão. Na competição, foram três vitórias, quatro empates e duas derrotas até aqui. Após o 0 a 0 contra o Vila Nova, boa parte da torcida gremista gritou o nome de Renato Portaluppi, pedindo a volta do técnico ao clube. Ele foi o comandante das principais conquistas dos últimos anos. Fora do G-4 da Série B, a pressão sobre Roger Machado aumenta, e uma reunião nesta segunda-feira deverá definir a continuidade da comissão técnica.
Nos bastidores do clube o assunto ganhou muita força nesta manhã. Além da reunião no departamento de futebol, haverá o encontro semanal do conselho de administração, onde a questão será tratada.
Estas reuniões devem ocorrer no final da tarde. O nome de Renato já está sendo comentando, com opiniões favoráveis e contrárias. Naturalmente esta é uma questão polêmica, por tudo que envolve Renato e a sua maneira de trabalhar, com total controle do vestiário.
Um detalhe importante é que se Denis Abrahão permanecer como vice de futebol, a porta se fecha para Renato. Pelo que sei, os dois não trabalhariam juntos por divergências de métodos profissionais. Denis não faria uma proposta para trazer o técnico.
Desde que saiu do Flamengo, Renato segue no Rio de Janeiro. Neste mês recusou uma proposta milionária de um clube dos Emirados Árabes, e também foi procurado por duas equipes da Série A. Mas, se um convite do Grêmio surgir, ele deverá aceitar.