Depois de 17 anos, Grêmio e Ituano voltam a se encontrar novamente pela Série B. Os dois clubes duelaram apenas uma única vez na história, em 2005, também pela segunda divisão. A vitória foi paulista em território gaúcho. Logo, o confronto desta segunda-feira (16) será o primeiro em Itu.
A cidade, que tem 177.150 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2021, é conhecida popularmente entre os brasileiros com a fama de "cidade dos exageros". A origem da brincadeira vem de um programa humorístico, na extinta TV Tupi, em que tudo era grande no município.
Com o destaque, sempre que há menção ao local, se resgata a brincadeira. Em 1979, o ator Nuno Leal Maia, que chegou a ser treinador do Londrina-PR, na década de 1980, estrelou o filme "O Bem Dotado - O Homem de Itu". O apelido foi adotado pela administração que tornou objetos espalhados pelas ruas e praças na mesma linha da sátira.
Em 1873, sediou a primeira convenção republicana brasileira. Logo, é tratada como "berço da República". Criado em 1947 como Sorocabana, o Ituano mudou de alcunha em dezembro de 1965 e ainda não alcançou a mesma fama da cidade. Com aspirações de figurar entre Série A e Série B, o clube retorna à segunda divisão depois de 15 anos e reencontra o Tricolor, adversário em 2005.
Na ocasião, pelo formato da competição, o confronto foi agendado para Porto Alegre pela terceira rodada. Punido, o Grêmio teve que mandar o embate no Beira-Rio com portões fechados. Treinado por Mano Menezes, a equipe acabou derrotada pelo visitante e perdeu por 2 a 0.
A capacidade do estádio é de 19 mil torcedores. A média de público, em jogos de menor importância, se aproxima de 2 mil torcedores. Porém, pela presença do Grêmio, a casa deve ter arquibancadas mais cheias.