Passadas as seis primeiras rodadas da Série B, o Grêmio tem ideias fixadas em relação ao time e base utilizada no torneio. O técnico Roger Machado rodou 23 jogadores até o momento. Apenas nove atletas participaram de todos as partidas do Tricolor na competição.
O trio defensivo — Brenno, Geromel e Bruno Alves — sequer foi substituído em algum momento das partidas. O tripé de meio-campistas formado por Villasanti, Bitello e Lucas Silva aparece logo na sequência tendo iniciado todos os jogados, mas com trocas frequentes no decorrer dos duelos. O paraguaio saiu apenas diante do Operário, diferentemente dos companheiros.
Também com seis escalações, mas com menor tempo em campo estão os atacantes: Elias, Biel e Campaz. Os jovens alternaram entre a titularidade e o banco de suplentes. Os dois primeiros assumiram a condição nas últimas semanas desbancando o colombiano, que segue sendo opção da comissão técnica para modificar o cenário dos embates.
Com cinco jogos pela equipe estão três atletas considerados reservas. Diogo Barbosa, Janderson e Ricardinho atuaram em quase todos os compromissos da competição nacional. O lateral-esquerdo foi o único que chegou a ser titular na ausência de Nicolas. Porém, o camisa 6 será desfalque nos próximos dias em virtude de lesão muscular.
Com quatro partidas estão Diego Souza, que perdeu os primeiros duelos por recuperação de lesão muscular, Rodrigo Ferreira, recém-contratado e cresceu de rendimento após a lesão de Edilson, e Gabriel Silva. O meio-campista, inclusive, que ainda não foi titular no torneio, está cotado para ganhar uma vaga no time diante do Ituano, na próxima segunda (16).
Isolado com apenas três escalações está o garçom Nicolas. O ala, que soma sete assistências em 2022, atuou em 50% dos jogos em virtude de lesão muscular, que lhe tirou também das finais do Gauchão além da expulsão contra o CRB, que rendeu a ausência na última rodada contra o Cruzeiro.
Com 33% de participação nos confrontos estão Rodrigues, que apareceu nas duas rodadas iniciais como lateral-direito, retornou para o banco para a função de zagueiro e não teve mais minutagem, Edilson e Ferreira, que sofrem com problemas físicos. Elkeson também está neste patamar, mas com tendência de maior utilização, já que aprimora o condicionamento físico e o ritmo.
Estiveram em ação em apenas uma ocasião os seguintes atletas: Benítez, Quejada e Sarará. Atletas que já foram titulares antigamente sequer foram colocados em campo na Série B como Thiago Santos, Gabriel Grando e Fernando Henrique.